Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Física (Tocantinópolis) > Apresentação > Ensino > Especialização > MBA em Controladoria em Gestão Tributária
Início do conteúdo da página

MBA em Controladoria em Gestão Tributária

Teses e Dissertações (Rep. Inst.) | Portal do Aluno | Portal do Professor 

 

Identificação do Curso:

Nome do Curso: MBA em Controladoria em Gestão Tributária

Grande área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Área do conhecimento: Ciências Contábeis

Unidade Responsável: Câmpus de Palmas

Coordenadora: Professora Doutora Marli Terezinha Vieira

Coordenador-adjunto: Professor Mestre Carlos Vicente Berner

Secretário do Curso: Fernando Santos Barros

Apoio Operacional: Francisco Barbosa dos Santos Melo

 

Necessidades/Justificativa social e institucional para instalação do curso, importância e perspectivas acadêmico-científicas:

O curso tem como justificativa atender à grande demanda de profissionais que atuam ou não na profissão contábil e egressos da UFT, com o foco específico na área tributária. Reforçando, dessa forma a qualificação do profissional para o mercado de trabalho. O avanço do processo de globalização e o acirramento da competição no mercado nacional têm contribuído para a elevação contínua da carga tributária brasileira nas últimas décadas e esse processo tem exigido um posicionamento proativo no desenvolvimento do papel estratégico da gestão tributária nas organizações. A gestão de tributos é um mecanismo consolidado que permite desenvolver um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados por meio da otimização dos custos tributários que recaem sobre as atividades empresariais. Todavia, nem sempre a redução do custo tributário implica em melhores resultados. Se uma empresa deseja crescer, é razoável se esperar que ela pague mais tributos. Por isso, é preciso pensar em otimização em vez de redução do ônus tributário.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país que possui a maior carga tributária da América Latina e Caribe. Esses fatores são suficientes para explicar e justificar a preocupação da classe empresarial brasileira em aperfeiçoar a gestão tributária de seu empreendimento. A gestão tributária não pode se limitar à empresa como se ela fosse uma entidade isolada do seu ambiente. Pelo contrário, ela deve avançar pelos vários elos que compõem a sua cadeia produtiva, procurando as melhores alternativas tributárias tanto para a empresa quanto para os seus investidores, clientes, fornecedores, empregados, enfim para todos os seus stakeholders, que têm interesse nos projetos da organização, inclusive o governo.

Os altos índices de informalidade e sonegação, especialmente em alguns setores econômicos, podem ter como causa o peso da carga tributária, além dos altos custos de conformidade exigidos das empresas que atuam no Brasil. Se for preciso viver na informalidade ou sonegar para viabilizar o negócio, então na verdade o negócio não é viável. Para o governo, é importante conhecer o efeito da tributação sobre as empresas, como base para empreender projetos visando desonerar o setor produtivo e estimular a inclusão, a regularização e o desenvolvimento de novos empreendimentos, contribuindo não apenas para o aumento da arrecadação, mas principalmente para a promoção do bem-estar social.

Além de permitir analisar essas situações, a gestão tributária pode demonstrar que, muitas vezes, é possível se obter boas economias tributárias permanecendo dentro da lei. A gestão tributária deve ser praticada de forma global e integrada entre as diversas áreas, atividades e negócios da empresa. Os tributos fazem parte de quase todas as decisões empresariais. Se não houver uma visão global e integrada na gestão dos tributos, uma economia tributária obtida num determinado negócio pode custar caro numa outra área ou no longo prazo, levando a empresa como um todo a perder dinheiro em vez de ganhar. Uma gestão tributária eficaz e eficiente requer conhecimentos jurídicos, econômicos, contábeis, administrativos e legais. No entanto, o grande desafio é a integração desses conhecimentos, com vistas a assegurar a escolha das melhores alternativas tributárias para a empresa como um todo. Para isso, o gestor de tributos deve possuir a habilidade de pesquisar, interpretar e aplicar a legislação tributária de forma a identificar e selecionar as oportunidades economicamente mais viáveis para as partes relacionadas.

A economia brasileira atravessa um período de estabilização e em consequência desse equilíbrio a carga tributária brasileira se mantém em torno dos 33,5% tendo uma leve alta no último triênio. Contudo, em face do crescimento ainda maior das despesas, persiste o déficit fiscal e, considerada a enorme demanda reprimida por serviços e investimentos públicos, o desequilíbrio ainda é bem maior do que efetivamente é registrado. Ainda que muitos esforços e implementações de políticas públicas sejam bem-sucedidas acredita-se que dificilmente a carga tributária poderá ser reduzida a curto ou médio prazo nos próximos anos. Entre os principais itens que compõe a carga tributária os tributos incidentes sobre bens e serviços são essencialmente responsáveis pelo aumento da carga dos impostos cumulativos, prejudicando o desempenho do setor produtivo. Desta forma o curso MBA em Gestão Tributária visa habilitar os profissionais envolvidos com as atividades empresariais a lidar com a complexidade da carga tributária de forma a identificar ferramentas e oportunidades tributárias menos onerosas de acordo com a legislação vigente.

Ademais, há uma escassez de cursos de especialização de qualidade no Estado do Tocantins, razão pela qual a formação profissional ofertada reforçará o preparo do profissional para enfrentar o mercado de trabalho.

Objetivos:

Geral: 

Formar profissionais em nível de pós-graduação MBA em controladoria e gestão tributária.

Específicos: 

  • Desenvolver capacidade de comunicação, de trabalho em equipe e liderança que favoreçam desempenho do equilíbrio da carga tributária brasileira.

  • Fomentar a pesquisa e a produção científica sobre as questões de gestão tributária nas organizações dentro do Estado do Tocantins.

  • Preparar o profissional para solucionar casos práticos, complexos e atuais

  • Desenvolver habilidades necessárias para despertar nos gestores a capacidade de criar uma gestão tributária com eficiência e eficácia, com conhecimentos jurídicos, econômicos, contábeis, administrativos e legais.Orientar os profissionais no desenvolvimento de protótipos de solução de análise de dados aplicados nas bases de dados do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

  • Capacitar o especialista à docência no ensino superior.

Período de Realização:

Início: fevereiro de 2021.

Término: agosto de 2022. 

Número de meses: 18 meses

Tipo de Ensino:

Semipresencial.               

Carga Horária:

A carga horária total do curso de Pós-graduação MBA em Controladoria e Gestão Tributário será de 360 (trezentos e sessenta) horas. O total da carga horária de cada disciplina é de 30 (trinta) horas, sendo 16 (dezesseis) horas presenciais e 14 (quatorze) horas semipresenciais destinadas a atividades extraclasse.

O trabalho de conclusão de curso possui carga horária de 30 horas.

DISCIPLINA

CARGA-HORÁRIA TEÓRICA

(presencial)

CARGA-HORÁRIA PRÁTICA

(semipresencial)

Créditos

Direito Empresarial

16 horas

14 horas

02

Direito Tributário

16 horas

14 horas

02

Metodologia da Pesquisa

16 horas

14 horas

02

Inteligência Artificial Para Negócios

16 horas

14 horas

02

Controladoria Estratégica Para a Tributação

16 horas

14 horas

02

Cenários Econômicos

16 horas

14 horas

02

Planejamento Tributário

16 horas

14 horas

02

Seminários de Pesquisa

16 horas

14 horas

02

Gestão da Informação

16 horas

14 horas

02

Finanças Empresariais

16 horas

14 horas

02

Governança Corporativa

16 horas

14 horas

02

Estratégia em Gerencia de Projetos 

16 horas

14 horas

02

TOTAL POR CARGA-HORÁRIA

192 horas

168 horas

24

TOTAL

360 horas

 

Trabalho de conclusão

60 horas

04

Nível:

(X) Especialização 

(  ) Aperfeiçoamento

Modalidade do Curso:

( X) Modular

(  ) Regular

(  ) Permanente

Cada disciplina será ministrada em módulo organizado na sexta – feira, à noite; no sábado, manhã e tarde e estendendo-se ao domingo de manhã.

Periodicidade da Oferta:

O curso terá duração total de 18 (dezoito) meses, com início de novas turmas de acordo com a demanda existente.

Carga Horária por turno:

As aulas acontecerão mensalmente de acordo com o cronograma abaixo:

DIA DA SEMANA

HORÁRIO INICIAL

HORÁRIO FINAL

CARGA HORÁRIA

Sexta-feira

18:30h

22:30h

4 horas

Sábado

8h

12h

4 horas

Sábado

14h

18h

4 horas

Domingo

8h

12h

4 horas

ATIVIDADES PRESENCIAIS

16 horas

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

14 horas

TOTAL

30 horas

Número de Vagas:

O curso ofertará 52 vagas (50 público geral, 1 vaga para bolsista servidor da Universidade Federal do Tocantins e 1 vaga para bolsista inscrito no NIS, nos termos dos critérios estabelecidos no projeto do curso e no edital de seleção.

Para seleção dos alunos bolsistas será exigido comprovante atualizado de vínculo como servidor da UFT ou da inscrição no NIS – Número de Identificação Social, número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que são beneficiadas por programas sociais. 

Havendo mais de um candidato inscrito para cada bolsa, será feita a seleção pela média aritmética do histórico acadêmico de graduação. Havendo empate, o critério de desempate será por meio de prova objetiva. 

Caso não haja candidatos às bolsas, as mesmas retornam para o quadro de concorrência geral, conforme o Edital de seleção de cada curso.

Público Alvo :

O curso de pós-graduação (lato sensu) propõe a aperfeiçoar, principalmente, graduados em Direito, Ciências Contábeis, Administração e Economia, e ainda, graduados de outras áreas que necessitem de conhecimentos proporcionados pelo curso, objetivando a certificação acadêmica em nível de especialização (lato sensu).

Certificação:

Será outorgado pela Universidade Federal do Tocantins certificado de “Curso de Pós-Graduação MBA em Controladoria e Gestão Tributária.” Aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos: Resolução CNE/MEC n.º 01, de 08 de junho de 2007 e Resolução CONSEPE n.º 10, de 14 de março de 2018.

Corpo Docente:


MÓDULO A SER MINISTRADO


PROFESSOR(A)

 

TITULAÇÃO


Locus de atuação


CH

Direito Empresarial

Graziela Tavares de Souza Reis

UFT

Mestre

UFT Campus Palmas – Curso de Ciências Contábeis

30

Direito Tributário

Paulo Benincá

UFT

Mestre

UFT Campus Palmas – Curso de Direito

30

Metodologia da Pesquisa

Ana Lúcia de Medeiros e 



UFT



Doutor

UFT – Reitoria

30

Inteligência Artificial Para Negócios

Ary Henrique Morais de Oliveira

UFT

Doutor

UFT Campus de Palmas - curso de Ciências da Computação

30

Controladoria Estratégica Para a Tributação

Nadia Mar Bogoni

convidado

Doutor

UPF

30

Cenários Econômicos

Fernando Sergio de Toledo Fonseca

UFT

Doutor

UFT Campus de Palmas - curso de Ciências econômica

30

Planejamento Tributário

Rodrigo Marciano da Luz

convidado

Mestre

UPF

30

Seminários de Pesquisa

Kleber Abreu Sousa

UFT

Doutor

UFT Campus de Palmas - curso de Administração 

30

Gestão da Informação

Suzana Gilioli da Costa Nunes 

UFT

Doutor

UFT Campus de Palmas - curso de Administração

30

Finanças Empresariais

Delson  Henrique Gomes

UFT

Mestre

UFT Campus de Palmas - curso de Administração e Ciências Contábeis

30

Governança Corporativa

Valéria Rueda Elias Spers

Convidado

Doutor

Professor pesquisador externo da UFT

30

Estratégia em Gerencia de Projetos 

Cesar Buaes Dal Maso

Convidado

Doutor

Professor Especialização/MBA - FGV

30

Trabalho de conclusão

Marli Terezinha Vieira

Fernando Santos Barros

UFT

UFT

Doutor

Mestre

UFT Campus de Palmas - curso de Ciências Contábeis e reitoria

60

         

420

Dados relativos ao Corpo Docente:

a) Informações gerais:

- Nº total de docentes que ministrarão o curso: 14 (quinze)

- Nº docentes pertencentes ao quadro da UFT: 10 (onze) 

- Nº docentes externos: 04 (quatro)

Titulação:

- Nº de mestres: 05 (cinco)

- Nº de doutores: 09 (dez)

b) Currículo Lattes do corpo docente (anexo I)

Todos os Professores contam com currículo lattes especificando a atuação profissional e produção acadêmica.

Lattes acompanha o projeto.

Processo Seletivo:

a)     Inscrição para seleção

Período: 12/janeiro/2021 a 08/fevereiro/2021

Local: http://sistemas.fapto.org.br/CursosEventos/GUI/index.html

Custo: R$ 50,00 (cinquenta reais)

 Requisitos: Formulário de Inscrição;

  • (cópia) Diploma do curso superior e do histórico escolar do curso de Bacharelado regularmente aprovado pelo Ministério da Educação;
  • Currículo lattes ou vitae;
  • (cópia) Carteira de Identidade;
  • (cópia) Certidão Civil (nascimento ou casamento);
  • (cópia) Certificado Reservista (sexo masculino);
  • (cópia) Título de Eleitor + comprovante de votação;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

b)     Seleção

Período: 09/fevereiro/2021 a 12/fevereiro/2021

Local: http://sistemas.fapto.org.br/CursosEventos/GUI/index.html

Forma adotada:

 (x) Curriculum Lattes

c)     Matrícula

Período: 15 a 19 de fevereiro de 2021.

Local: Por e-mail. 

Horário: 08h às 14h e 19h às 21h

Valor: R$ 300,00 (trezentos reais).

d) Mensalidades

Valor: R$ R$ 300,00 (trezentos reais).

Periodicidade de pagamento: Mensal

Número de mensalidades: 16 (dezenove) 

Total de investimento do aluno no curso: R$ 4.800,00 (seis mil reais)

Critérios de Avaliação durante o curso:

  • Dos alunos:

(X) Provas

(X) Seminários

(X) Trabalhos Finais de Disciplinas

(X) Monografia ou Artigo Científico

A avaliação das respectivas disciplinas (módulos) será feita de acordo com a metodologia desenvolvida pelo docente, respeitando a seguinte estrutura:

Apuração da frequência às aulas ou atividades previstas;

Apuração da média final das respectivas disciplinas (módulos), mediante provas, exames e/ou trabalhos, de acordo com metodologia do docente.

O aproveitamento do rendimento do aluno será avaliado por meio de verificações, em cada disciplina, sendo a nota final expressa em conceitos, com as seguintes equivalências: 

Conceito

Aproveitamento

NOTA FINAL entre

AVALIAÇÃO

A

Excelente

9,0 a 10

Com direito a crédito

B

Bom

7,0 a 8,9

Com direito a crédito

C

Regular

5,0 a 6,9

Sem direito a crédito

D

Deficiente

3,0 a 4,9

Sem direito a crédito

I

Insuficiente

0,0 a 2,9

Sem direito a crédito

Os critérios para aprovação dos alunos serão os adiante elencados:

I. Haver cursado no mínimo 360 horas;
II. Obter frequência mínima de 75% em cada disciplina;

a) A coordenação do Curso disponibilizará aos professores, previamente, uma lista contendo a relação dos alunos matriculados. A coordenação do curso será responsável em controlar a relação dos alunos presentes em cada uma das aulas da sua disciplina.

III. Obter média igual ou superior a “B”, em cada disciplina;

IV. Obter aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC com conceito não inferior a “B”. O TCC deverá ser apresentado perante banca examinadora, composta por três professores, podendo ser professores participantes do projeto ou professores convidados. 

O aluno será dispensado de defender perante banca TCC aceito em revista científica, devendo o acadêmico fazer a devida comprovação.

V. A confecção e entrega de certificados dar-se-á da maneira seguinte:

a) deverão ser registrados no setor de Registro de Diplomas da UFT mencionando a área de conhecimento do curso e ser acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deverá constar, obrigatoriamente: a relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; o período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; o título do trabalho de conclusão do curso e o conceito obtido.

 

  • Critério de avaliação dos professores

Ao final de cada módulo será oportunizado aos alunos avaliarem a disciplina e o professor, por meio da aplicação de um questionário quantitativo-qualitativo, no qual o aluno responderá a perguntas que envolvam didática, material pedagógico disponibilizado, alcance prático da aula, pontualidade do professor. Ainda, será disponibilizado um campo para que o aluno deixe seus comentários acerca do professor e da disciplina ministrada.  

 

  • Das disciplinas e do Curso

(X) Ficha de Avaliação (Formulário)

(  ) Outros

Cronograma de Funcionamento:

O curso será desenvolvido nas datas previstas no cronograma abaixo:

DISCIPLINAS

PROFESSOR

CRONOGRAMA

DIREITO EMPRESARIAL

Graziela Tavares de Souza Reis

FEVEREIRO DE 2021

DIREITO TRIBUTÁRIO

Paulo Benincá

MARÇO  2021

METODOLOGIA DA PESQUISA

Ana Lúcia de Medeiros e 



ABRIL 2021

INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS

Ary Henrique Morais de Oliveira

MAIO 2021

CONTROLADORIA ESTRATÉGICA PARA A TRIBUTAÇÃO

Nadia Mar Bogoni

JUNHO 2021

CENARIOS ECONOMICOS

Fernando Sergio de Toledo Fonseca

AGOSTO 2021

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Rodrigo Marciano da Luz

SETEMBRO 2021

SEMINARIOS DE PESQUISA

Kleber Abreu Sousa

OUTUBRO 2021

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Suzana Gilioli da Costa Nunes 

NOVEMBRO 2021

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Delson  Henrique Gomes

DEZEMBRO 2021

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Valéria Rueda Elias Spers

FEVEREIRO 2022

ESTRATÉGIA EM GERENCIA DE PROJETOS 

Cesar Buaes Dal Maso

MARÇO 2022

Trabalho de conclusão

Fernando Santos Barros e

Marli Terezinha Vieira

ABRIL 2022

Entrega final

 

JULHO DE 2022

OBS: O curso contará com a participação dos professores acima, cabendo ressaltar a possibilidade de alteração e/ou ampliação do quadro, respeitadas sempre a qualificação acadêmica e a excelência didática metodológica do curso.

Ementas e Bibliografias das Disciplinas:

 

DISCIPLINA:  DIREITO EMPRESARIAL 

Professor: Profa. Graziela Tavares Reis

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7391416786212052

EMENTA

Evolução do direito empresarial. Teoria da Empresa. Noção econômica e jurídica, espécies. Direito societário: conceito, constituição, personalidade, classificação jurídica, modificações (transformação, incorporação, fusão e cisão), dissolução, liquidação e extinção. Espécies de sociedades: sociedades empresárias e simples. Sociedades limitadas: noções gerais, capital social e quotas, equilíbrio interno de poder, entrada e saída de sócios, administração. Sociedade anônima: características básicas, incentivos, vantagens e ônus no sistema brasileiro. Órgãos sociais, valores mobiliários. Nome empresarial. Livros Comerciais: classificação, valor probante, sigilo e exibição. Os Contratos mercantis: princípios, classificação, efeitos, extinção e espécies de contratos. Leasing. Mandato Comercial. Factoring. Contratos Internacionais do Comércio. Títulos de Crédito: conceito, classificação, princípios gerais. Direito falimentar.

 

Bibliografia:

BULGARELLI, Waldírio. Direito Comercial. 14. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial – direito de empresarial. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DORIA, Dylson. Curso de Direito Comercial. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. 22. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. 

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

Complementar:

ACOSTA, Maria Helena. Noções de direito comercial. 2. ed. Bauru: EDIPRO, 1995.

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Legislação das Sociedades por Ações: mercado de valores mobiliários e CVM atualizada. S. Paulo: Jurídica Brasileira, 1997. 

ALVIM, Arruda. Direito comercial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. 

ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo. Direito Comercial: sociedades comerciais. Leme: LED, 1997. 

MAMEDE, Gladston.Manual de direito empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO

Professor: Paulo Benincá

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7954663622045296

EMENTA

Fundamento do ordenamento jurídico brasileiro está localizado na Constituição Federal, sendo assim, o estudo do Sistema Tributário Nacional, do exercício do Poder de Tributar pelas pessoas políticas que integram o Estado Federal e suas competências de modo a compreender a lógica da relação jurídico-tributário é fundamental para a aplicação concreta dos instrumentos legais. O Direito Tributário como ramo do Direito Público disciplina a relação jurídico tributária estabelecida entre o Estado e o sujeito.

Bibliografia:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. 

______. Lei N. 5172. Dispõe sobre Código Tributário Nacional

 

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

Professores: Ana Lúcia de Medeiros 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1309278454395033

EMENTA

Desenvolver no aluno uma visão critica e criativa inerente à pesquisa científica, de forma a despertar o espírito investigativo. Criar condições para a compreensão do método científico e formas de elaborar trabalhos acadêmicos condizentes com as normas da ABNT. Implementar no aluno a capacidade para elaboração de projetos de pesquisa buscando dar suporte para a elaboração de trabalhos monográficos.

Bibliografia:

CARVALHO, MARIA CECÍLIA MARINGONI(org) Construindo o Saber: metodologia científica:Fundamentos e técnicas. 4.ed., Campinas-SP: Papirus, 1994, 175p. 

CERVO, A. L. BERVIAM, P.A. Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. 209p.

RUIZ, J.ª Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

FERNANDES, A.M Colapso da Ciência & Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Relume - Dumará, 1994.

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo. McGrawhill do Brasil, 1977.

LAKATOS, E.M. Marconi, M. de A. Fundamentos de metodologia científica São Paulo, Edit. Atlas, 1993.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias São Paulo, Editora Atlas, 1991.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo, Editora Atlas, 1993.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo, Editora Atlas, 1986

 

DISCIPLINA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS

Professor: Ary Henrique Morais de Oliveira 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2481552882893652

EMENTA

Objetivos: Apresentar uma visão geral da inteligência artificial aplicada na área de negócios com foco nas tecnologias 4.0 apresentando conceitos, inovações e tendências de mercado.

Ementa: Evolução Tecnológica; Inteligência Artificial; Aprendizado de Máquina; Tecnologias 4.0; Análise de Dados; Ciência de Dados.

Bibliografia: 

Provost, F.; Fawcett, T. DataScience para negócios. Ed. AltaBooks, 2016.

Amaral, F. Introdução à Ciência de Dados. Ed. Alta Books, 2016.

Santos, M.M.D.; Leme, M. O.; Stevan Júnior, S. L. Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações. Érica, 2018.

Sharda, R.; Delen, D. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. Ed. Bookman, 4ª ed., 2019.

Russel, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial. Ed. Campus, 2013.

Foreman, J. W. Data Smart: Usando Data Science Para Transformar Informação em Insight. Ed. AltaBooks, 2016.

 

DISCIPLINA: CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

Professor: Nadia Mar Bogoni

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2702825288908504 

EMENTA

Abordagem de Controladoria a partir de uma perspectiva sistêmica dentro da empresa e sua utilização como instrumento de suporte ao planejamento, execução e controle nas organizações. Metodologias integrativas de Gestão e Controle (Fundamentos Macroeconômicos, Avaliação de Desempenho, Perspectivas de Riscos; Análise Setorial, Análise do Ambiente Interno).  

Bibliografia

CAMPIGLIA, A. O., CAMPIGLIA, O. Controladoria Financeira das Empresas. São Paulo: Atlas, 1995.

CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. São Paulo: Atlas, 1999.

CRC-SP. Controle interno nas empresas. São Paulo: Atlas, 1998.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo C. Controladoria Teoria e Prática: São Paulo: Atlas, 1999.

MOSSIMANN, Clara P.; ALVES, José O. C.; FISCH, Sílvio. Controladoria: seu papel na administração das empresas. São Paulo: Atlas, 1999.

NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas, implementação. São Paulo: Atlas, 1993.

 

DISCIPLINA: CENÁRIOS ECONOMICOS

Professor: Fernando Sergio de Toledo Fonseca

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6949077988964763

EMENTA

Fundamentos da análise econômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central. Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos. 

BIBLIOGRAFIA: 

GONÇALVES, A.C.P. et al. Economia Empresarial. Rio de Janeiro: FGV, 2012. 

OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. PIRES, Marcos Cordeiro. SANTOS, Sérgio Antônio dos. Economia para Administradores. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. 

VASCONCELOS. Marco A. de. Economia: micro e macro. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 

 

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Professor: Rodrigo Marciano da Luz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5311710777204959

EMENTA

Contexto Tributário, o Sistema Tributário Nacional, Princípios Tributários, Institutos Tributários, Tributos e suas espécies e Obrigações Tributárias. 

Regimes Tributários, incluindo o MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado.

PIS e COFINS no Regime Cumulativo e no Regime Não-Cumulativo.

ISS, ICMS e IPI, explicando Fato Gerador e Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas, Formação de Preços, Créditos e obrigações acessórias.

Planejamento Tributário dos Grupos de Empresas, revisando os principais aspectos tributários das Participações Societárias, Reorganização Societária, Formas Societárias (SCP, Joint Venture, Consórcios e SPE),  

Introdução à Legislação Tributária; Planejamento Tributário; Limites e regulação do planejamento tributário; Tributação da Pessoa Jurídica; Comparação internacional; Reorganização Societária; Casos de planejamento na tributação sobre a renda, patrimônio, consumo, tributação internacional.

Conteúdo Programático: 

Principais conceitos tributários 

Planejamento Tributário e Compliance Tributário dentro da Gestão Tributária;

Regimes Tributários;

As condições, a carga tributária e as vantagens para adotar um dos regimes tributários previstos na Legislação: MEI, SIMPLES, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado;

O PIS e a COFINS – a não-cumulatividade e as oportunidades tributárias;

A tributação do ISS, ICMS e IPI: 

Os aspectos tributários em reorganizações societárias;

Bibliografia: 

BORGES, H. B. (2015). Gerência de Impostos: IPI, ICMS, ISS e IR. São Paulo: Atlas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999. Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza

Ferreira, F. T. (2014). História do Imposto de Renda no Brasil. Brasília, RFB

GRECCO, G. B., GRECCO, M. C. P., & ANTUNES, M. T. P. (2016) Risco Fiscal sob Responsabilidade das Organizações Contábeis Brasileiras. Congresso USP e de Controladoria e Contabilidade. Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/artigos162016/254.pdf

Higuchi, H. (2017). Imposto de Renda das Empresas. Interpretação e prática. São Paulo: CRC

MELO, J. E. S. (2018) ICMS: teoria e prática. 14. ed., rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado.

MIYOSHI, K. R., & NAKAO, S. H. (2012). Riscos de Conformidade Tributária: Um estudo de caso no estado de São Paulo. Revista de Contabilidade e Organizações, 6(14).

 

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Professor: Kleber Abreu Sousa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5998925827023470

EMENTA

Apresentação de artigos, seminários, debates, mesa redonda e oficinas.

Bibliografia: 

MONTEIRO, E. L. M. et al. A controladoria e o controller no processo de gestão organizacional. Gestão em foco, Amparo, ano 2015, p. 66-74, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2017.
NASCIMENTO, A. M.; REGINATO, L. Controladoria – instrumento de apoio ao processo decisório. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, L. M. de; PEREZ JUNIOR, J. H.; SILVA, C. A. dos S. Controladoria estratégica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PLETSCH, C. S.; SILVA, A. da; LAVARDA, C. E. F. Conteúdos da disciplina de controladoria e as funções do controller no mercado de trabalho. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 6, 2015, Florianópolis, SC, Anais eletrônicos... Santa Catarina: UFSC, 2015. p. 1-18. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2017.

 

DISCIPLINA: GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Professor: Suzana Gilioli da Costa Nunes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0463372631179918

EMENTA

TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em Tecnologia da Informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor. Infraestrutura de TI. A revolução da Internet - E-business e E-commerce; B2C; B2B; Outros modelos; Mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

BIBLIOGRAFIA 

Peter Weill. Governança de TI. Tecnologia da Informação. São Paulo: Mbooks, 2005.

PINOCHET, Luis Hernan Contreras. Tecnologia da Informação e Comunicação. São Paulo: Elsevier, 2014.

TURBAN, Efraim. Et al. Administração de Tecnologia da Informação - Teoria e Prática. São Paulo: Elsevier, 2005

 

DISCIPLINA: FINANÇAS EMPRESARIAIS

Professor: Delson  Henrique Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3403865829946366

EMENTA

Administração das finanças das empresas de curto e de longo prazo com o objetivo de apresentar aos gestores desta área os mais recentes instrumentos e técnicas para análise e gerenciamento dos recursos financeiros das empresas. Esta disciplina é desdobrada nos seguintes tópicos: custo de capital, política de dividendos, fontes de financiamento empresarial, decisões financeiras em ambientes de incerteza.

Bibliografia:

BREALEY, R. A .; MYRS, S. C. Princípios de finanças empresarias. 3ª ed. Lisboa: McGraw- Hill, 1992.

BRIGHAM, Eugene F; GAPENSKI, Louis C; EHRHARDT, Michael C. Administração financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira: Porto Alegre: Bookman, 2001.

 

DISCIPLINA: GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE

Professor: Valéria Rueda Elias Spers

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7249845321341229

EMENTA

Sustentabilidade e gestão empresarial. A dimensão social da sustentabilidade. Indicadores sociais da Responsabilidade Social. Certificações ambientais e sociais. Estratégias de relações com os stakeholders. Conceito e elementos da governança corporativa. 

Bibliografia

ASHLEY, Patrícia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. Saraiva: São Paulo. 2003. 205p.

MACINTOSH, M. et al. Cidadania corporativa: estratégias bem-sucedidas para empresas responsáveis. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001

MELO NETO, Francisco Paulo e FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial: a administração do terceiro Setor. 2ª Edição.Rio de Janeiro, Qualitymark, 2001, 190p.

SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto; SPERS, Valéria Rueda Elias. Responsabilidade Social: conceitos, experiências e pesquisas. Ottoni: Itu, 2010. 311p.


DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EM GERÊNCIA DE PROJETOS

Professor: Cesar Buaes Dal Maso 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9233425733433939

EMENTA

Realizar a  correlação  e analisar variáveis de estratégia para negócios através de planejamento e execução gerencial. Priorizar a abordagem de  alinhamento entre gerenciamento de projetos e estratégia executiva.  3. Método Aulas à distância nos moldes do PECEGE-USP, de forma ao  vivo, expositiva e dialogada com os alunos.  

Conteúdo: Compreensão da estratégia; Análise de ambiente estratégico e elaboração de cenários (ambiente  externo e ambiente interno);  Processo de elaboração de planejamento estratégico; Balanced Scorecard (BSC): instrumento de gestão; Empreendedorismo estratégico. Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Alinhamento de projetos com a estratégia executiva; Escritório de gerenciamento de projetos; Case global: Imagineering;  5. Critério de avaliação

Bibliografia

CERTO, S.C; PETER, J. P. Administração estratégica. 2a edição. São Paulo: Pearson, 2005.

DAL MASO, C. B. Estratégia em Gerência de Projetos: teoria, ferramentas e portfólio do Imagineering. São Paulo: Scortecci, 2015.

TZU, Sun. A Arte da Guerra. HITT, M. A; IRELAND, R. D; HOSKISSON, R. E. Administração

Estratégica. Tradução da 7a edição norte-americana. 2a edição. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.

KLUYER, A. de; PEARSE, J. A; Estratégia: uma visão executiva. 2ª edição. São Paulo: Pearson, 2006.

KAPLAN, R. S; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: campus, 1997.

KAPLAN, R. S; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BARNEY, J. B; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson, 2007.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 2010.

PROJECT MANAGEMENT BODY OF KNOWLEDGE. Pmi, 2012.

 

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Professores: Fernando Santos Barros

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4916567542325027

Professor: Marli Terezinha Vieira e Kleber Abreu Sousa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7371120141730568

Elaboração de Projeto de Pesquisa desenvolvida individualmente pelo aluno, com orientação e acompanhamento contendo: tema, problema, justificativa, objetivos, hipótese, fundamentação teórica, metodologia, cronograma, orçamento, referência, para a elaboração do trabalho de conclusão do curso – Artigo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

Metodologia de Ensino (Descrição e Justificativa):

Os participantes do curso terão acesso e facilidades em utilizar os recursos disponíveis na biblioteca da UFT.

Os equipamentos de apoio pedagógico, tais como projetor multimídia, vídeo e TV estão disponíveis no campus de Palmas para o corpo docente.

As aulas serão ministradas, conforme cronograma do curso devidamente aprovado, as quais constarão de aulas expositivas, debates, seminários, trabalhos em grupo, podendo o professor desempenhar concomitantemente o desenvolvimento da disciplina e avaliação dos alunos.

Este curso de Pós-Graduação, em nível de especialização MBA em controladoria e gestão tributária obedece às normas estabelecidas pela Resolução nº 10, DE 14 de março de 2018, o qual Dispõe sobre a normativa para a criação, implantação e desenvolvimento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no âmbito da Universidade Federal do Tocantins.

Nenhuma disciplina do curso de graduação poderá ser usada para crédito de especialização.

A dispensa de disciplinas já cursadas pelo aluno em outros cursos de pós-graduação poderá ser concedida mediante o preenchimento dos seguintes requisitos cumulativos:

a) apresentação de requerimento e comprovante de recolhimento de taxa;
b) corresponder a carga horária e ao conceito de avaliação;
c) tenha cursado no período de até dois anos da data de início do curso;
d) Análise e aprovação da Coordenação do Curso.

Os critérios para aprovação nas disciplinas serão testes, provas e outras formas de avaliação, sendo o rendimento do aluno avaliado na forma do disposto na Resolução C /MEC n. 01/2007.

Estimativa de arrecadação de receitas:

Fonte

Quantitativo

Valor

Total

Taxa de inscrição

55

R$ 50,00

R$ 2.750,00

Taxa de Matrícula

50

R$ 300,00

R$ 15.000,00

Mensalidades

50

R$ 4.800,00

R$ 240.000,00

Subtotal

R$ 257.750,00

Inadimplência (5%)

R$ 12.887,50

TOTAL DA ARRECADAÇÃO ESTIMADA

R$ 244.862,50

Estimativa de Despesas:

Descrição Serviço

Código

Valor

Diárias

33.90.14

R$ 0,00

Bolsas

33.90.18

R$ 122.400,00

Material de Consumo

33.90.30

R$ 0,00

Passagens e Despesas de Locomoção

33.90.33

R$ 0,00

Prestação de serviços - professores e colaboradores para a especialização

33.90.36

R$ 63.000,00

Despesas Administrativas e Operacionais da Fapto

33.90.39

R$ 31.832,12

Ressarcimento Institucional à UFT

33.90.39

R$ 2.334,59

Emissão de Certificados (Propesq)

33.90.39

R$ 4.250,00

Publicação em livro, revistas, material didatico  e periódicos

33.90.39

R$ 3.391,66

Obrigações Tributárias e Contributivas - INSS Patronal

33.91.47

R$ 12.600,00

Material permanente (computador, projetor)

44.90.52

R$ 5.054,13

VALOR TOTAL

R$ 244.862,50

 

EQUIPE:

Coordenadora

Professora Doutora Marli Terezinha Vieira

Telefones: (63) 98409-5977

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1992076006957616

Regime de contratação: Professor Adjunto com dedicação exclusiva

Experiência acadêmica e profissional:

Doutora em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo, Mestre em Ciências Contábeis, especialista em Controladoria, graduada em Ciências Contábeis e Direito. Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências contábeis desde 2010. Foi coordenadora do curso de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis UFT. Exerceu o cargo de assessora da pró-reitoria de planejamento e orçamento. Foi pró-reitora substituta da PROAP. Exerceu a função de coordenadora adjunta do Mestrado em Ciências Contábeis-Minter Unisinos/UFT, portaria emitida pela Unisinos. Atuou como perita contábil na justiça estadual e federal. Trabalhou na Receita Federal. Participa de projetos de extensão nas áreas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo, inovação, gestão de pessoas, organizações e responsabilidade social. É membro do programa de voluntariado da classe contábil e academia Tocantinense de Ciências Contábeis. Publica artigos na área de metodologia, turismo, responsabilidade social, sustentabilidade, livro sobre orientações para pesquisa e avaliação de cursos de graduação. Linha de pesquisa gestão de pessoas e organizações. Participou de simpósios de estudos organizacionais, orientações de PIBIC, Latu sensu e bancas de qualificação de mestrado, no período de 2017 a 2019.É avaliadora de curso - INEP aprovada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria 1064, publicada no DOU em 22.01.2019. Professora no mestrado profissional PROFNIT e Administração Pública.


Coordenador-adjunto

Professor Mestre Carlos Vicente Berner

Telefones: (63) 98129-4527

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1092407483875701 

Regime de contratação: Professor com dedicação exclusiva

Experiência acadêmica e profissional:

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Especialista em Gestão Avançada de Custos e em Controladoria de Gestão. Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência nas áreas de Custos, Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, planejamento, gestão de custos.


Secretário do Curso

Nome: Fernando Santos Barros

SIAPE nº. 2935726

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4916567542325027

Telefone: (63) 99234-4523

Regime de contratação: Técnico administrativo

Experiência acadêmica e profissional:

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, especialização em Auditoria e perícia contábil e mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP UFT. Atualmente faz parte corpo efetivo dos técnicos administrativos da UFT. Já ministrou aula na faculdade ITOP e é professor convidado da UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.


Apoio Operacional

Nome: Francisco Barbosa dos Santos Melo

SIAPE nº. 1702849

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0784323433962123

Telefone: (63) 3232.8122

Regime de contratação: Técnico administrativo

 

Endereço:

Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas 

Avenida NS15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte

Palmas/TO | 77.001-090

Telefone da Instituição: (63) 3229-4520

E-mail: @uft.edu.br

Como chegar: 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página