Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clipping > Andifes: Reitores discutem autonomia e papel das universidades
Início do conteúdo da página

Andifes: Reitores discutem autonomia e papel das universidades

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 13 de Março de 2013, 14h41 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 18h37
Em reunião da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ontem e hoje (12 e 13), as questões políticas inerentes ao papel das universidades, sua autonomia e outras questões conceituais dominaram a pauta.

Divulgação
Reitores discutiram autonomia, previdência e outros assuntos educacionais na UFRN

O reitor da UFT, Márcio Silveira, destacou que também foi apresentado ao corpo de reitores o novo titular da Secretaria do Ensino Superior do MEC, Paulo Speller - reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). As discussões também enfocaram o novo regime previdenciário dos servidores federais, com a presença de Jaime Mariz de Faria Júnior, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.

Silveira deu diversos informes, entre eles a possibilidade de convênio com universidades públicas de Portugal, para validação e revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação - conferindo dupla diplomação entre as Ifes brasileiras e universidades portuguesas. "Estamos constituindo um grupo de estudos para definirmos o protocolo de como se fará essa diplomação dupla de forma automática", pontua Silveira.

Autonomia - O reitor da UFT apresentou ainda propostas de um encontro com a presidente Dilma Roussef para discutir, em pauta única, a autonomia das universidades. "É através da autonomia que podemos resolver questões cruciais relativas aos processos administrativos e acadêmicos, dando maior eficiência à universidade", destaca; falou ainda sobre a preocupação com as universidades em formato multicampi (o caso da UFT, entre outras) no que diz respeito aos processos de descentralização, investimentos de capital e custeio e suas características diferenciadas. Conclamou os reitores a constituir um grupo de trabalho na Andifes para discutir o tema.

Silveira apresentou sugestão que o Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte possa reunir-se com os reitores da região para informar sobre a discussão em do projeto de concessão de bolsas de incentivo para os pesquisadores se fixarem na região.

Honoris causa - Silveira anunciou na Andifes que no próximo dia 4 de abril a Universidade Federal do Tocantins concederá título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo e filósofo Boaventura de Sousa Santos. A solenidade marcará também a aula inaugural do Mestrado em Direito.
registrado em:
Fim do conteúdo da página