Andifes: Reitores discutem autonomia e papel das universidades
Em reunião da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ontem e hoje (12 e 13), as questões políticas inerentes ao papel das universidades, sua autonomia e outras questões conceituais dominaram a pauta.

Reitores discutiram autonomia, previdência e outros assuntos educacionais na UFRN
O reitor da UFT, Márcio Silveira, destacou que também foi apresentado ao corpo de reitores o novo titular da Secretaria do Ensino Superior do MEC, Paulo Speller - reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). As discussões também enfocaram o novo regime previdenciário dos servidores federais, com a presença de Jaime Mariz de Faria Júnior, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.
Silveira deu diversos informes, entre eles a possibilidade de convênio com universidades públicas de Portugal, para validação e revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação - conferindo dupla diplomação entre as Ifes brasileiras e universidades portuguesas. "Estamos constituindo um grupo de estudos para definirmos o protocolo de como se fará essa diplomação dupla de forma automática", pontua Silveira.
Autonomia - O reitor da UFT apresentou ainda propostas de um encontro com a presidente Dilma Roussef para discutir, em pauta única, a autonomia das universidades. "É através da autonomia que podemos resolver questões cruciais relativas aos processos administrativos e acadêmicos, dando maior eficiência à universidade", destaca; falou ainda sobre a preocupação com as universidades em formato multicampi (o caso da UFT, entre outras) no que diz respeito aos processos de descentralização, investimentos de capital e custeio e suas características diferenciadas. Conclamou os reitores a constituir um grupo de trabalho na Andifes para discutir o tema.
Silveira apresentou sugestão que o Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte possa reunir-se com os reitores da região para informar sobre a discussão em do projeto de concessão de bolsas de incentivo para os pesquisadores se fixarem na região.
Honoris causa - Silveira anunciou na Andifes que no próximo dia 4 de abril a Universidade Federal do Tocantins concederá título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo e filósofo Boaventura de Sousa Santos. A solenidade marcará também a aula inaugural do Mestrado em Direito.
registrado em:
UFT na Mídia
Redes Sociais