Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Inicialmente, no processo de fundação das Ciências Sociais na UFT, foram aprovados dois projetos de cursos, o de Licenciatura e o de Bacharelado para ocorrerem no Campus Universitário de Tocantinópolis. A experiência acadêmica fora iniciada com a implantação da Licenciatura, o Bacharelado também aprovado concomitantemente ao da Licenciatura não entrou em exercício em 2007. A história da criação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais no Campus de Porto Nacional remonta à consolidação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Campus de Tocantinópolis, bem como ao enfrentamento dos problemas colocados por essa constituição. Com a rápida saturação da região com licenciados em Ciências Sociais, os professores do colegiado de Licenciatura realizaram reuniões regulares, estudos e apresentaram propostas sobre a viabilidade de implantação do Bacharelado em Ciências Sociais na região central do Estado, visando cobrir estrategicamente o Tocantins do norte ao centro com capilaridade ao sul, formando professores e pesquisadores de questões sociais, políticas e antropológicas.

Como resultado concreto dessas ações, os professores Héber Rogério Grácio e Marcelo de Souza Cleto, ambos do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, redigiram um documento detalhado sobre a situação do curso, diagnosticando e apontando novas possibilidades de atuação para cientistas sociais no Tocantins, sobretudo, em sua Região Central (Gracio & Cleto, 2011). O passo seguinte, no sentido de dar seguimento às soluções ressaltadas pelos dois professores no documento, seguiu-se à formalização, em reunião de colegiado, para a criação de duas comissões: uma responsável pela reformulação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Campus de Tocantinópolis e outra responsável pela implantação do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, na região central do Tocantins. A referida reunião de colegiado em que a proposta foi aprovada, aconteceu em fevereiro de 2012.

Depois de um longo trabalho em conjunto das duas comissões, com o seguimento administrativo; Colegiado, Conselhos Diretores, Câmaras administrativas e pedagógicas, pró-reitorias de graduação e de pesquisa, Consepe e Consuni chegou-se à deliberação da proposta que consistiu na separação do corpo docente do curso, organizada em dois grupos; um responsável pela reformulação da Licenciatura em Ciências Sociais, em Tocantinópolis e outro grupo responsável pelo Bacharelado em Ciências Sociais, acolhido no Campus de Porto Nacional, tendo as atividades bacharéis iniciadas em 2015.

Fim do conteúdo da página