Página inicial > Ciências Contábeis > Regulamentação > Ensino > Cursos de Graduação > Ciências Sociais - Licenciatura - Tocantinópolis

Ciências Sociais - Licenciatura - Tocantinópolis

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Tocantinópolis
Formação: Licenciado
Criação: Resolução CONSEPE nº 06/2006 de 24/05/2006
Autorização: Resolução CONSEPE nº 06/2006 de 24/05/2006
Reconhecimento: Portaria MEC nº 446, de 01/11/2011-DOU de 03/11/2011, S.1, p.42.
Objetivos do curso

O Curso Ciências Sociais deve ter como objetivo primeiro a formação de profissionais capazes de fazer uma leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e, de modo especial, da região do Bico do Papagaio, bem como interferir nessa realidade a fim de transformá-la. E a isto, seguem outros objetivos:

• Formar docentes críticos e conscientes de sua missão como formadores de outros cidadãos;
  • Propiciar debates sobre a realidade sócio-econômica-cultural da região para os profissionais que atuam em diversas áreas, inclusive no magistério;
  • Consolidar o curso para construir, a partir do diálogo com o curso de Pedagogia (Tocantinópolis) e demais cursos da UFT, a possibilidade de cursos de pós-graduação na Área de Ciências Humanas e Sociais.
  • Propiciar o diálogo com os demais cursos da UFT, principalmente àqueles da área de Ciências Humanas e Sociais, e estabelecer contatos efetivos com os demais cursos de Ciências Sociais das regiões Norte e Nordeste, objetivando a elevação do debate acadêmico sobre os temas de interesse do curso.
Perfil e campo de atuação do profissional licenciado em Ciências Sociais

A formação de profissionais, cujo perfil mais comum do cientista social enquanto um profissional dinâmico, contará com uma ampla formação básica que permite incorporar diversas ocupações nos setores público, privado e não governamental (ONG's). Em se tratando de licenciaturas, o cientista social deverá construir um perfil capaz de atuar na educação básica e superior compromissado com a garantia da qualidade da educação, e desenvolver pesquisas educacionais ancoradas por ampla formação acadêmica teórica e prática sólidas. No Ensino Médio, o licenciado atuará no ensino de Sociologia e a partir da área de pós-graduação que escolher (Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Educação, etc.) lecionará também em outras áreas.

O licenciado em Ciências Sociais poderá trabalhar no ensino da Sociologia para o ensino fundamental e médio. Além disso, o cientista social (licenciado) poderá atuar no magistério superior a partir da realização de uma pós-graduação.

registrado em: ,