Página inicial > Ciências Biológicas > Colegiado > Ensino > Especialização > Especialização em Docência na Educação Infantil - Câmpus de Miracema

Especialização em Docência na Educação Infantil - Câmpus de Miracema

Esp. em Docência na Educação Infantil

Especialização em Docência na Educação Infantil

Apresentação

O curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem os seguintes objetivos:

1. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de ampliar e aprofundar a análise:

• das especificidades das crianças de 0 a 3 e de 4 a 6 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da educação infantil;
  • das políticas nacional e locais de educação infantil e seus impactos;
  • das contribuições à educação infantil advindas das ciências sociais e humanas;
  • das relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil;
  • de estudos e pesquisas na área da educação infantil.

2. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas.

3. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de realizar estudos diagnósticos e propor estratégias para a melhoria da educação infantil em seu contexto de trabalho.

Público-Alvo: Professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino.

Carga Horária: 360 horas/aula (não computado o tempo reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso, conforme o art. 5° da Resolução CES/CNE n° 1/2007).

Duração: 18 meses

Modalidade: Presencial

Aulas: Encontros quinzenais às sextas-feiras (período noturno) e aos sábados (períodos matutino e vespertino).

Local: Câmpus de Miracema

Estrutura: Sala climatizada, carteiras novas, data show, caixa de som, DVD e quadro branco. O curso conta ainda com apoio didático-pedagógico da biblioteca do Câmpus de Miracema, com acervo organizado para a pós-graduação em Docência na Educação Infantil, e do Laboratório Lúdico Pedagógico.

Investimento: O curso é organizado e promovido por meio de um acordo de cooperação entre a UFT e o Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, sua oferta é inteiramente gratuita.

• História da infância e da Educação Infantil;
  • Políticas públicas e Educação Infantil;
  • Identidade profissional e trabalho docente na Educação Infantil;
  • Seminário de pesquisa I;
  • Oficina de produção textual;
  • Seminário de pesquisa II;
  • Currículo e cultura na educação infantil;
  • Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil I;
  • Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil II;
  • Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil III;
  • Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil IV;
  • Seminário de pesquisa iii, seminário de encerramento.

Docentes

O corpo docente é composto por profissionais com titulação de mestres e doutores, sendo 70% deles professores da UFT.

Especialização em Docência na Educação Infantil

Endereço: