Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

O Curso de Ciência da Computação possui infraestrutura administrativa própria para atendimento aos discentes e docentes. O curso conta com infraestrutura de salas e laboratórios adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A UFT disponibiliza ainda espaços comuns para os cursos expandido adequadamente o atendimento aos discentes, docentes e técnicos administrativos. A infraestrutura do Curso está implantada no Bloco 03 do Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins.

Infraestrutura Administrativa

A infraestrutura administrativa é formada por um complexo de salas que acomodam a recepção, coordenação do curso, sala de professores e apoio técnico administrativo. A recepção do curso conta com um técnico que executa as atividades administrativa do curso. A coordenação possui ambiente para atendimentos individualizados e para pequenas reuniões. A sala de professores também pode ser utilizada para reuniões e videoconferências, desde que agendadas com antecedência. Por fim, o apoio técnico possui uma equipe de analista e técnico em tecnologia da informação que atuam no suporte à coordenação, corpo docente e administrativo.

Coordenação

O curso de Ciência da Computação, conta com uma sala para a coordenação, situado na sala 04-A, Bloco 03. No mesmo espaço está implantada a coordenação das Pós-Graduações Lato Sensu e demais cursos. Nesse espaço ficam armazenados os documentos administrativos, como as atas de reuniões e pasta dos docentes, e os documentos pedagógicos, tais como os planos de ensino, diários e projetos de pesquisa e extensão. Os atendimentos da coordenação aos discentes, docentes e técnicos administrativos são realizados nesse espaço.

Recepção

O complexo administrativo do Curso se situa na sala 04, Bloco 03. O acesso ao complexo de salas é feito por meio da recepção, onde fica o secretário geral do curso. A recepção também é uma sala de espera para o público que aguarda atendimento das coordenações da graduação e pós-graduação.

Apoio Técnico Administrativo

Junto à coordenação está a sala de apoio técnico administrativo, situado na sala 04-B, Bloco 03, onde ficam concentrados os técnicos administrativos e os estagiários bolsistas que atuam nas salas e laboratórios do Curso de Ciência da Computação.

Sala de Professores, Reuniões e Videoconferência

Na sala 04-C, Bloco 03, está implantada a sala de reuniões e videoconferência do Curso de Ciência da Computação, que é usada para as reuniões do Núcleo Docente Estruturante, Centro Acadêmico, Coordenação, Docentes e Colegiado do Curso de Ciência da Computação.

Infraestrutura pedagógica

Salas de Aula

O campus de Palmas conta, atualmente, com aproximadamente 90 (noventa) salas de aulas para atender os cursos de graduação e pós-graduação distribuídos nos três períodos (matutino, vespertino e noturno). Todas as salas da instituição são condicionadas com 01 (um) par de condicionadores de ar adequado às dimensões de cada sala e, atualmente, o Campus atende a todos os cursos de graduação e pós-graduação com uma sobra de 15% de salas de aula nos três turnos. As salas de aulas são equipadas, em geral, com quadro branco, projetor multimídia e tela de projeção. Dentre esse quantitativo de salas, o Curso de Ciência da Computação conta com duas salas exclusivas para atender suas atividades de ensino, tais como as aulas teóricas e práticas, atendimento docente aos acadêmicos, reuniões de estágio e projeto de graduação (TCC). As salas de aula do curso, 26 e 39 do Bloco III, que possuem, comportam 30 alunos cada e ambas são equipadas com Datashow.

Sala de Estudos e Monitoria

Espaço implantado no piso superior do Bloco III de uso prioritário dos acadêmicos do Curso de Ciência da Computação para a realização de estudos dos conteúdos que compões a carga horária teórica das disciplinas ministradas no curso. O espaço incorpora uma finalidade específica devido ao fato dos laboratórios do curso não possuírem mesas de estudo (grande parte das mesas são ocupadas por computadores). O espaço também é destinado para as atividades de monitoria que abrangem as disciplinas fundamentais das áreas de programação de computadores, cálculos, físicas e também as disciplinas da área técnica, tais como banco de dados, engenharia de software e redes de computadores. O espaço possui armários para os acadêmicos guardarem seus materiais de estudo, quadros branco e mesas de estudo individual e em grupo.

Núcleo de Apoio Discente (NAD)

A sala 29, Bloco III, é usada pelo centro acadêmico e coordenação do Curso de Ciência da Computação o apoio e acompanhamento dos acadêmicos, em especial os ingressantes e das turmas iniciais. Trata-se de um ponto de referência onde um docente do curso juntamente com o presidente do centro acadêmico possam realizar atendimentos individualizados buscando auxiliar os acadêmicos no desenvolvimento dos seus estudos no curso. O NAD desenvolve ações conjuntas com o Núcleo de Estudos e Carreiras do Campus de Palmas da UFT e Centro Acadêmico da Ciência da Computação de forma a complementar a atuação agregando o apoio psicopedagógico aos alunos.

Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Curso de Ciência da Computação conta, atualmente, com 05 (cinco) laboratórios específicos de ensino, pesquisa e extensão implantados destinados a cada linha de pesquisa e 02 (dois) laboratórios de uso geral dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação. Os laboratórios de uso geral encontram-se atualmente em implantação. A utilização dos laboratórios da Ciência da Computação deve ser norteada pelo Regimento dos Laboratórios.

Gabinete dos Docentes

Existem ainda 03 (três) docentes do curso com salas individuais que estão localizadas no Bloco II no Campus de Palmas. Os docentes Hellena Christina Apolinário, Rogério Azevedo Rocha e Marcelo Lisboa Rocha estão alocados em gabinetes próprios individuais, os quais não fazem parte da infraestrutura do curso de Ciência da Computação, porém, garantem espaço para a atuação dos docentes.

Fim do conteúdo da página