Página inicial > Ciência da Computação > Colegiado > Ensino > Cursos de Graduação > Física - Licenciatura - Araguaína

Física - Licenciatura - Araguaína

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus Universitário de Araguaína
Formação: Licenciado
Criação: Resolução Consuni nº 14/2007, de 09/09/2007 (Reuni).
Autorização: Portaria MEC nº 819, de 01/07/2010 – DOU de 02/07/2010, S.1, p. 76.
Reconhecimento: em processo junto ao MEC.
Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Física tem como objetivo principal a formação de educadores em física oferecendo aos seus graduandos as condições necessárias para o magistério, tanto do ponto de vista dos conteúdos específicos da física enquanto ciência, como também dos conteúdos e habilidades de cunho educativo/pedagógico, tanto no âmbito teórico quanto experimental.

Perfil e campo de atuação do profissional formado em Física

O profissional formado nessa área dedicar-se-á preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica. Especificamente, o Físico Educador estará capacitado a atuar no ensino de Física, planejando, executando e avaliando o processo de ensino-aprendizagem. Deverá ser capaz de abordar, com atitude investigativa, tanto problemas tradicionais quanto problemas novos, tratando fenômenos do cotidiano ou de interesse puramente acadêmicos, partindo de princípios e leis fundamentais, com a preocupação quanto à melhor forma de ensinar as idéias, conceitos, e teorias pertinentes. Estará também preparado para criar laboratórios didáticos e ambientes que simulem as situações encontradas no desenvolvimento da ciência em geral e da Física em particular, além de ser capaz de improvisar e criar novos experimentos didáticos fazendo uso da integração de seus conhecimentos em Física, Didática, Eletrônica Básica, Instrumentação para Laboratório e Computação. O Físico Educador deverá ainda ter habilidades específicas para atuar no ensino médio, além de ter uma sólida formação em cultura geral e humanidades, mantendo uma ética de atuação profissional que inclua responsabilidade social e compreensão crítica da ciência e a educação como fenômeno cultural e histórico.

A área de atuação profissional é a docência na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O Licenciado em Física poderá ainda: atuar no ensino à distância, na educação especial, em centros, museus de ciências e de divulgação científica; produzir conhecimento na área de ensino de física; lecionar disciplinas de Física em instituições de educação básica; desenvolver materiais didáticos (como livros, revistas, guias de laboratório, websites educativos, e apostilas); atuar em empresas que fabricam jogos educativos, material para experimentos didáticos, softwares educacionais (vídeos, applets, animações, simulações, etc.); atuar como divulgador de Física e Ciências em geral, nas diversas formas de mídia; e, continuar sua formação acadêmica através de estudos de Pós-Graduação.

registrado em: ,