Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCiamb > Programas de Pós-Graduação > PPGIZT > Setores de produção e pesquisa
Início do conteúdo da página

Setores de produção e pesquisa

Setores de produção e pesquisa

  • Setor de pesquisa em manejo silvipastoril e relação solo x planta x animal. Os setores de pesquisa são divididos em duas unidades de sistema silvipastoris sob condições edafoclimáticas diferentes, visando estudo das interações sinérgicas entre solo, vegetal e animal em ecossistemas integrados de produção animal. Unidade I: sistema silvipastoril em Neossolo Quartzarênico Órtico típico. Estabelecido no ano de 2009 através do raleamento da vegetação de ecótono Cerrado-Amazônia atingindo 70% de transmissão de luz e formada com forrageira da espécie Megathyrsus maximum cv. Mombaça. Toda a área de pesquisa é subdividida em dois sistemas, sendo silvipastoril e pleno sol, cada um com seis piquetes com dimensões de 30x50 m. Unidade II: sistema silvipastoril em Argissolo Vermelho Distrófico. Estabelecido no ano de 2011, através do raleamento da vegetação secundária com predominância de babaçu (Attalea speciosa) e formada com forrageira da espécie Megathyrsus maximum cv. Mombaça.Toda a área de pesquisa é subdividida em três sistemas, sendo: silvipastoril com 70% de transmissão de luz, silvipastoril com 50% de transmissão de luz e pleno sol, cada um como piquete único.
  • Setor de digestibilidade: 20 gaiolas de metabolismo, 40 ovinos para ensaios de digestibilidade.
  • Fábrica de ração: Triturador de grão com base, acoplamento e pernas, motor elétrico 10CV, elevador em rosca 4 x 6,00 m com motor de 2 CV, elevador em rosca 4 x 6,00 m com motor de 2 CV, Silo tipo caixa cap. 2 ton. Com 03 compartimentos, bica tripla,escada, funil, depósito com rosca cap. 300 kg, motor 1 CV, balança plataforma cap. 1000 kg, Misturador de ração Vertical motor 2.0 CV;
  • Setor de produção e pesquisa em bovinos de leite: 32 piquetes de capim Mombaça (1ha cada); 4 piquetes de capim Mombaça (8ha cada); 7,5 ha de área de pastagem de B. brizantha formada; 23 bovinos leiteiro, estábulo e sala de ordenha, brete e tronco com balança digital. Sistema de ordenha mecanizada com três conjuntos de ordenha, unidade transferidora de leite, tanque de resfriamento com capacidade para 1000 litros, kit para inseminação artificial (botijão para conservação de sêmen, aplicadores, termômetros e etc), Balança para alimentos (50 kg), tronco com balança para bovinos (Cap. 1500 kg); sistema de irrigação para 2,5 ha de pastagem, balança eletrônica digital com capacidade até 3 Kg(220V), confinamento para bovinos com 24 baias disponíveis, câmera termográfica;
  • Setor de pesquisa em bovinos: confinamento semi-coberto com 40 baias individuais para estudo de desempenho de bovinos; confinamento semi-coberto com 30 baias individuais para estudo de desempenho bovinos; balança e tronco para pesagem e contenção animal. 
  • Laboratório de Piscicultura: composto por três laboratórios, contendo tanques de 5.000 L de capacidade, e diversos equipamentos(microscópio, congeladores, analisador bioquímico).
  • Setor de produção de ovinos: Galpão de alvenaria coberto, com 8 baias individuai com bebedouro e comedouro para bovinos e 20 baias individuais para pequenos ruminantes; 20 gaiolas metabólica para pequenos ruminantes;
  • Setor de produção de gado de corte:  70 vacas Nelores, 50 novilhas, 50 hectares de pastagens divididas em uso de sistema de lotação rotativa, dotadas bebedouros. Um centro manejo com área de 900 metros quadrados construídos, composto de brete, tronco, balança, apartador e 5 currais de manejo. Anexo ao setor estão instaladas 30 baias experimentais para ensaios de confinamento de bovinos, sendo cada baia com área de de 10 metros quadrados, dotadas de comedouro, bebedouro e saleiro. Equipamentos do setor: bomba d´água e rede hidráulica para 100 hectares, fabricados em chapa galvanizada a 450° temperatura, com capacidade para 30.000 litros; Caixa d´água de fibra de vidro com tampa cilíndrica 5.000 L, formato cilíndrico, cor azul, diâmetro 2,36m, altura 1,84m, peso 75Kg; Bebedouro tipo australiano, para gado com capacidade de 3.000 litros com pés e fundo cônico confeccionado em chapa naval de siderúrgica, tubulação de entrada com exclusivo controle de nível; Moto-Bomba submersa com capacidade de bombeamento de 5.000 litros/hora a 30 metros de profundidade; Moto-Bomba 3 CV, com motor trifásico e chave elétrica para instalação hidráulica; Balança eletrônica para pesagem de bovinos, contendo o brete, maleta protetora para transporte, display duplo, de peso e um para entrada de dados, 11 modos de pesagem, 14 funções de operações no teclado. Trator agrícola, 140 hp, traçado com carreta, grade, arado, plantadeira, subsolador, colhedora de forragem; leitor de microplacas multiskan ex labsysterms, microscópio binocular, lupa binocular, balança digital de precisão (com 0,0001g de precisão ou mais), balança digital (usada em açougues), balança de peso (não digital), freezer, geladeira, moedor de carne, compressor ar (12v) (para injeção de ar e que possa funcionar em veículos, com bateria), termômetro de vidro, cilindro de oxigênio (3m3 de capacidade) com válvula reguladora, microcomputador (3 GHz, HD 40 Gb, Drive 3 1/2, leitor e gravador de Cd, monitor de 17 polegadas, teclado padrão ABNT 2, mouse, 512 Mb de memória RAM), TV 29 polegadas com saídas de áudio e vídeo 110/220V, condicionador de ar - capacidade de 8.300 BTU's.
  • Setor de produção de frangos convencional: 16 boxes de 2m² cada; 01 sala de ração; 01 sala de balança; 01 sala de estudos; 16 comedouros tubulares; 16 bebedouros pendulares; 01 balança 4kg; 01 cozinha; 01 banheiro; 03 ar condicionado; 02 mesas, 01 armário; 01 freezer; 02 baterias de gaiolas metabólicas compostas de 20 unidades de 1m² cada; 01 carrinho de mão.
  • Setor de produção de frangos caipira melhorados: 01 galpão para fase inicial (até 30 dia); 30 piquetes com abrigo de 24m² cada; 30 comedouros tubulare; 30 bebedouros pendulares; 02 freezer; 01 balança de 30kg; 01 balança padrão 4 kg; 03 bateria de gaiolas com 10 unidades de 1m cada.
Fim do conteúdo da página