Página inicial > PPGCiamb > Programas de Pós-Graduação > Não Categorizado > Pós-Graduação > Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação - PPPGE

Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação - PPPGE

Teses e Dissertações (Rep. Inst.) | Bibliotecas | Portal do Aluno | Portal do Professor

Apresentação

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE) é uma proposição nova, de pesquisa aplicada, submetida pela primeira vez à avaliação da Capes, de acordo com a Portaria Normativa nº 17 de 28 de dezembro de 2009. Todavia resulta da experiência do grupo de pesquisadores do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ao congregar e ampliar esse grupo com outros pesquisadores que pertencem ao quadro permanente da UFT da área das Ciências Humanas.

O mestrado profissional é um curso de pós-graduação stricto sensu e confere prerrogativas idênticas às propiciadas pelos mestrados acadêmicos com os quais compartilha critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também lhes destina outros critérios específicos.

Suas peculiaridades advêm, sobretudo, do sentido dado à qualificação profissional em alto nível e à pesquisa, que precisa estar orientada para o desenvolvimento e para a inovação.

Na estruturação curricular do PPPGE procuramos estabelecer estreitas relações com os sistemas de ensino, articulando ciência e tecnologia, pesquisa de alta qualidade e intervenção prática contextualizada.

Seu objetivo é formar mestres em educação, por meio da pesquisa aplicada, para o exercício da docência na educação básica, trabalhando a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que compreende participação na organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e instituições de ensino.

Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Ensino e Aprendizagem

O programa estuda, pesquisa e problematiza temas relacionados à formação de professores e a aprendizagem de alunos para a educação básica, profissional e tecnológica, enfatizando os currículos específicos para etapas e modalidade de educação tensionando as implicações sociais, político ideológicas, culturais e educacionais do processo de ensinar e apreender, em especial no que se refere à educação básica no contexto da Amazônia Legal e tocantinense.

Linha de Pesquisa 1: Currículos Específicos de Etapas e Modalidades de Educação

Compreende investigações sobre a formação de professores e o exercício profissional das funções docentes: organização, planejamento, gestão e avaliação da sala de aula e de sistemas educacionais com base nas diretrizes curriculares da educação básica e de suas respectivas etapas e modalidades: Educação Infantil, Fundamental e Média, Educação no Campo, Educação Indígena, Quilombola, Educação Especial, para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade nos estabelecimentos penais, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-Raciais, do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Linha de Pesquisa 2: Métodos e Técnicoas de Ensinar e Aprender na Educação Básica

Abrange investigações do processo de ensinar e apreender a Língua Portuguesa, Matemática, as Ciências, História, Geografia, Arte e Corporeidade em diferentes situações institucionais: escolares, comunitárias, assistenciais e empresariais e das práticas educativas de bebês, crianças pequenas, jovens, adultos e velhos em suas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial relacionando as diversas linguagens, códigos e suas tecnologias das áreas de conhecimento aos processos didáticos-pedagógicos de forma integrada e adequada às diferentes relações intergeracionais, reconhecendo as diversidades, respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, culturais, sexual e de gênero.

Informações Curriculares

O PPPGE será ministrado em regime regular, sendo a unidade de ensino o semestre, e a sua sede a UFT, Câmpus de Palmas, capital do Tocantins.

Sua matriz curricular se caracteriza por componentes obrigatórios e eletivos. Os componentes obrigatórios são de base da docência e prática pedagógica na educação básica.

Dentre os componentes obrigatórios destaca-se o Projeto de Qualificação do Trabalho Final a ser implementado na escola ou em instituições de ensino. Nele está contemplado a orientação e qualificação do formato final com obrigatoriedade de defesa pública de resultados, agendada após o curso desse componente pelo orientador e com banca de avaliação.

A principal diferença entre os componentes curriculares é de ordem funcional e didática: enquanto uns componentes possuem função de fundamentação teórica com seus respectivos créditos cursados, outros visam repensar as práticas docentes, por meio da pesquisa aplicada e propor mudanças qualitativas referenciadas socialmente.

O aluno integralizará o MP ao cursar no mínimo 24 créditos, devendo: cursar as 3 (três) disciplinas obrigatórias do currículo do curso. Os outros créditos poderão ser cumpridos dentre os componentes curriculares ofertados, por livre escolha do aluno, inclusive em outros programas de pós-graduação das áreas afins internos ou externos a UFT (desde que durante o curso e autorizado pelo orientador), além dos créditos da defesa pública dos resultados da pesquisa aplicada conforme os diversos formatos e produtos de trabalho final.

• Aprendizagem Interativa na Educação Online

Endereço:

Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE)
Bloco III, Sala 29
Palmas/TO | 77001-090