Ir direto para menu de acessibilidade.

Página inicial > CIDigital
Início do conteúdo da página

Bem-vindo ao Centro de Idiomas Digital!

 

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com sede administrativa em Palmas, capital do Estado do Tocantins, em conformidade com a Resolução do Conselho Universitário (Consuni), n° 007/2004 é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) da Universidade.

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Tocantins (CI/UFT) disponibiliza tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade em geral, cursos de línguas estrangeiras associadas ao processo de internacionalização da instituição, priorizando a excelência na metodologia ensino-aprendizagem de idiomas disponível a todos.

Visa prioritariamente preparar seus alunos para a possibilidade de usufruírem com sucesso de bolsas de estudos acadêmicos internacionais bem como prepará-los para as exigências crescentes do mercado de trabalho no que concerne à implementação ou execução da competência do uso comunicativo da língua de modo apropriado, seguro e contextualizado.

Em 2017, foi possível a abertura de novos polos do Centro de Idiomas em alguns dos demais câmpus da UFT, a saber: Arraias, Araguaína e Gurupi, aumentando significativamente a visibilidade e receptividade positiva da ação do projeto do CI/UFT no Estado do Tocantins, oportunizando o acesso às línguas estrangeiras a um maior número de pessoas.

No início de 2020, em meio ao contexto da pandemia global da Covid-19, o Centro de Idiomas UFT passou por reestruturação, uma vez que se fez necessária a substituição da metodologia até então utilizada pela aplicação da modalidade 100% on-line, na qual estão sendo utilizadas tecnologias de informação, comunicação e mídias digitais. 

As medidas preventivas relacionadas às alterações mencionadas encontram-se respaldadas pela publicação da Portaria nº 544, de 16 de Junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, com validade até 31/12/2020, enquanto perdurar a situação de pandemia global em questão.

Vale ressaltar que a modalidade digital vem surpreendendo as expectativas uma vez que possibilita maior alcance e acesso ao tempo que impulsiona a instituição enquanto provedora de conhecimento extra-acadêmico a desenvolver novas metodologias e estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional. 

Neste contexto, o projeto passa a ser então denominado como Centro de Idiomas Digital UFT, fazendo-se sobremaneira notável dentre as instituições de ensino superior da Região Norte do Brasil e vem implementando com grande êxito as adequações que se fazem necessárias para a execução bem sucedida da nova metodologia adotada. 

O Projeto do Centro de Idiomas Digital UFT destaca-se por seu quadro qualificado de professores com ampla experiência no ensino de línguas estrangeiras, cujas funções exercidas junto ao projeto são cuidadosa e minuciosamente planejadas por sua coordenação pedagógica visando caminhar em consonância com as ações de internacionalização da universidade. 

O Projeto destaca-se também pela variedade de cursos de idiomas que oferece à comunidade acadêmica e externa em: Língua Inglesa, Francesa e Espanhola, visando preparar os alunos para o ingresso aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu bem como às demandas e exigências contínuas do mercado de trabalho. E ainda, cursos de Língua Inglesa na modalidade Instrumental abordando gramática e vocabulário contextualizados, estratégias de leitura, técnicas de tradução bem como a leitura e respectiva interpretação de textos gerais e acadêmicos, atuando como poderoso instrumento na área do conhecimento direcionado à aplicação profissional, acadêmica ou pessoal. 

No intuito de potencializar o processo de internacionalização da Universidade Federal do Tocantins, o projeto também oferta o Curso de Português para Estrangeiros e/ou Língua Adicional, o Plead UFT, direcionado aos alunos selecionados para intercâmbio acadêmico provenientes de instituições internacionais conveniadas à instituição. As vagas excedentes são disponibilizadas a refugiados, portadores de visto humanitário e imigrantes em situação de vulnerabilidade social residentes na cidade de Palmas - Tocantins. 

O referido curso tem como finalidade, além do fortalecimento e difusão internacional do idioma, propiciar aos alunos estrangeiros a oportunidade de aquisição de recursos linguísticos e gramaticais necessários para a comunicação em Língua Portuguesa, envolvendo leitura e compreensão de textos escritos e orais, bem como à produção oral e escrita, entre outros.

Todos os alunos ingressantes no projeto, que desejam retomar ou iniciar o estudo de língua estrangeira, são avaliados por meio de teste de nivelamento. Ademais dos cursos de línguas estrangeiras, o Centro de Idiomas Digital UFT oferece também o serviço de tradução, com a finalidade de potencializar a publicação de artigos acadêmicos em revistas e/ou plataformas internacionais, assim como, serviços de intérprete e tradução simultânea em eventos internacionais. 

O referido projeto disponibiliza ainda as ações de elaboração e aplicação de provas de proficiência para ingresso aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, com certificação de aproveitamento, sendo de grande auxilio nas atividades já desenvolvidas pelas Coordenações de Mestrados e Doutorados não só da UFT, mas também de outras instituições de todo o Brasil, dinamizando os processos de seleção para ingresso aos referidos programas. 

Além dos cursos regulares ofertados no decorrer do semestre letivo, são ofertados na modalidade 100% online os cursos de verão e intensivos e nos meses de janeiro e julho respectivamente. Os referidos cursos têm a finalidade de acelerar o aprendizado em pontos específicos dos idiomas com foco para a prática oral da língua, incentivando o aprendizado e a constante atualização da mesma.

A prestação de serviços de qualidade e o comprometimento com sua equipe e a sociedade são valores fundamentais da Universidade Federal do Tocantins.

registrado em:
Fim do conteúdo da página