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Metodologia

As atividades pedagógicas serão desenvolvidas segundo uma abordagem de integração entre a teoria e prática, realizada por meio de aulas expositivas, discussões e trabalhos em grupo, estudos de casos, leitura crítica de textos, debates em sala de aula, seminários, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e palestras com profissionais e professores convidados. As atividades teóricas e práticas dos componentes curriculares serão realizadas nos espaços de salas de aula, auditórios e laboratórios, com apoio de equipamentos e ferramentas tecnológicas, tais como lousas digitais, servidores, softwares especializados. O trabalho de conclusão de curso será o principal mecanismo para colocar a teoria e prática desenvolvidas nos demais componentes curriculares para a construção de projetos e protótipos aplicáveis a um desafio no contexto da Universidade Federal do Tocantins e instituições parceiras, agregando valor para os alunos participantes do curso como para a instituição conveniada. As estratégias de ensino deverão ser selecionadas e planejadas, de modo a alcançar os seguintes objetivos:

  • Integrar a relação entre teoria e prática valorizando o compartilhamento da experiência prévia dos discentes e docentes.
  • Viabilizar posicionamentos críticos ampliando o debate sobre o conhecimento difundido e compartilhado entre discentes e docentes.
  • Propor problemas e questões, que estimulem o diálogo e discussões sobre os temas abordados.
  • Definir a relevância de um problema por sua capacidade de propiciar o saber pensar, não se reduzindo, assim, a aplicação mecânica de fórmulas feitas.
  • Provocar a necessidade de buscar informações para ampliar as competências e habilidades dos alunos.
  • Enfatizar a manipulação do conhecimento, não a sua aquisição.
  • Otimizar a argumentação e a contra argumentação para a comprovação de pontos de vista, seja durante aulas expositivas ou por meio do uso de técnicas de ensino grupal ativas, que privilegiem o debate em torno dos temas do curso.
  • Tratar o conhecimento como um processo, um mecanismo que deve ser retomado, superado e transformado em novos conhecimentos.
  • Adotar o estilo de ensino com treinamento interativo, combinando abordagens que fomentam conhecimento e compartilhamento de experiências, que despertem a atenção, estimulem e mantenham o interesse e o envolvimento da turma
  • Adotar tecnologias educacionais com programas interativos, além dos recursos audiovisuais pertinentes, palestras, chats, entre outras atividades para estimular a participação.
  • Adaptar ao perfil do aluno, dos diferentes níveis de ganhos, bem como ao grau de dificuldade identificado durante o processo de ensino-aprendizagem.

A metodologia proposta deve adotar métodos de ensino-aprendizagem com base em critérios que se contrapõe a uma postura preocupada em repassar conhecimentos a serem apenas copiados e reproduzidos, desafiando os acadêmicos a participarem ativamente das aulas, evitando uma atitude de espectadores e fomentando sua capacidade de problematizar e buscar respostas com argumentos sólidos. As competências e as habilidades devem se construídas de maneira gradual à medida que os componentes curriculares sejam desenvolvidos, permitindo a participação ativa no processo de construção do conhecimento.

Deve-se destacar que a reposição de componente curricular dar-se-á somente em casos especiais, quando relacionados com questões de saúde ou laborais. No primeiro caso, a comprovação será mediante atestado médico e, no segundo caso, deve ser realizada uma comunicação prévia com no mínimo sete dias junto à coordenação da Especialização comprovado por documento. A reposição dos componentes curriculares será realizada tanto no caso da frequência insuficiente, conforme explanado anteriormente, ou no caso de o acadêmico não alcançar a aprovação por aproveitamento. A reposição será realizada apenas uma vez, com data estabelecida pela coordenação da especialização, sendo o professor da disciplina responsável por estabelecer os critérios de reposição e avaliação do componente. A solicitação de reposição deve ser realizada formalmente 7 dias após o término do componente curricular que será reposto em até 30 dias após a sua finalização por meio da plataforma AVA.

As atividades da especialização, conforme solicitação, serão realizadas nas dependências da própria instituição, ou seja, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, preferencialmente às sextas-feiras período vespertino, das 13:00 às 18:00 horas. Os recursos materiais, tecnológicos e a infraestrutura serão fornecidos e viabilizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins de forma adequada a execução das atividades, com salas de aula, laboratório, quadro, projetor multimídia, conexão com a internet, sala de atendimento para a coordenação da especialização. Caso a Universidade Federal do Tocantins tenha preferência por algum hardware ou ferramenta de software específico deverá realizar o fornecimento do recurso. O Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins atenderá a eventuais solicitações de reserva de infraestrutura de salas de aula e laboratório quando demandado. Os recursos adotados para a especialização limitam-se aos descritos neste projeto.

 

Atividades Complementares

A Especialização em Análise de Dados terá uma palestra de abertura com um especialista da área interdisciplinar com o intuito de introduzir os conceitos que serão abordados durante todo o curso. Além disso, será incentivada a participação dos acadêmicos em atividades e eventos relacionados ao tema, junto ao Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins. Os acadêmicos terão contato com o Programa de Extensão Fábrica de Software da Ciência da Computação e com o Núcleo de Computação Aplicada para acompanhar a dinâmica de funcionamento e o desenvolvimento de projetos inter e multidisciplinares nas diversas áreas do conhecimento executados por essas iniciativas. Os acadêmicos serão convidados a associar-se as atividades do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA).

 

Sistema de Avaliação

O Sistema de avaliação será realizado sob três aspectos, frequência, aproveitamento e defesa do trabalho de conclusão de curso. A frequência mínima exigida para a aprovação é de 75% de presença por disciplina. O aproveitamento acadêmico poderá ser medido por diferentes métodos, sendo eles, por meio de provas, seminários, trabalhos e participação, individuais ou em grupo. O rendimento será aferido por disciplina em termos de frequência e aproveitamento, sendo esse último apurado por pontos cumulativos, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Será considerado aprovado o aluno que alcançar rendimento acadêmico mínimo igual ou superior a 7,0 (sete).

 A avaliação do trabalho de conclusão do curso será realizada mediante defesa do projeto de TCC para uma banca constituída por no mínimo dois professores, sendo um deles, o orientador. Os alunos receberão da banca examinadora as menções “aprovado”, “aprovado com restrições”, ou “não aprovado”. Será considerado “aprovado” o aluno que receber essa menção de todos os membros da banca. Será considerado “aprovado com restrições” o discente que receber essa menção de pelo menos um dos membros da banca. Será considerado “não aprovado” aquele aluno que receber esse conceito de todos os membros da banca. No caso de aprovação com restrições, as modificações sugeridas deverão ser efetuadas pelo aluno no prazo máximo de 60 (sessenta) dias e apresentadas ao orientador, que atestará a validade das modificações realizadas, a fim de que possa ser considerado aprovado definitivamente.

 

Controle de Frequência

Os acadêmicos devem alcançar 75% de frequência em cada um dos componentes curriculares da Especialização em Análise de Dados. O controle de frequência será realizado nas aulas presenciais por meio de listas de frequência e/ou sistema de informação de diário eletrônico da Universidade Federal do Tocantins. As atividades à distância terão o controle por meio das atividades propostas pelo docente e executadas pelos acadêmicos através do AVA Moodle da UFT.

 

Trabalho De Conclusão De Curso

A partir da oferta da disciplina de trabalho de conclusão de curso (TCC), o discente deverá elaborar um projeto de ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação na forma de monografia cuja defesa ocorrerá diante de uma banca de professores e servidores gestores da Universidade Federal do Tocantins e instituições parceiras nas últimas semanas do curso. O TCC deverá ser elaborado individualmente sob a orientação do docente responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso com apoio dos demais docentes do curso que atuarão no papel de coorientadores. O TCC seguirá as normas de padronização editadas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

 

Tecnologia

As atividades teóricas e práticas dos componentes curriculares do Curso de Especialização em Análise de Dados serão realizadas em salas de aula, auditórios e laboratórios, com apoio de equipamentos e ferramentas tecnológicas, tais como computadores, lousas digitais e servidores, além de softwares especializados de acordo com a disciplina abordada. Além disso, será adotado o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Universidade Federal do Tocantins para realização de atividades à distância, assim como o ambiente Google Classroom e demais ferramentas de redes sociais, tais como Skype e Youtube para suporte tecnológico às atividades pedagógicas dos componentes curriculares.

 

Interdisciplinaridade

A Especialização em Análise de Dados possui uma natureza interdisciplinar, conforme parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, aplicando de métodos e ferramentas de análise de dados, área da Computação, no contexto de gestão estratégica, alinhada com os objetivos da execução desse projeto para capacitação e formação da equipe para análise de dados estratégicos para as instituições. Essa interação, realizada nos componentes curriculares e atividades complementares propostos, possibilitarão a formulação de um saber crítico-reflexivo no processo de ensino-aprendizado sobre ambas as áreas, uma vez que os estudos e inovações realizados em análise de dados são aplicados a inúmeras áreas do conhecimento, dada a crescente demanda por profissionais com tais competências e habilidades. Nesse sentido, a especialização propõe associar os conhecimentos interdisciplinares para apresentar mecanismos para a modernização de gestão institucional.

 

Certificação

Ao discente que obedecer às exigências do Sistema de Avaliação, obtendo aprovação em todas as disciplinas, com frequência mínima de 75% por disciplina, nota mínima de 7,0 (sete) por disciplina e aprovado no TCC também com a nota mínima de 7,0 (sete), será conferido o grau de Especialista em Análise de Dados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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