Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agronomia > Marcadores
Início do conteúdo da página

Filosofia

Cursos de Filosofia e Teatro preparam programação para receber seus calouros e veteranos

Com a intenção de acolher os novos estudantes em um ambiente agradável e repleto de informações úteis para sua nova jornada, as coordenações dos cursos de Filosofia e Teatro da UFT de juntaram para realizar a recepção dos calouros 2019/01. A programação será realizada entre os dias 15 a 17 de abril, no Bloco D, Sala 04, do Câmpus de Palmas.

O coordenador do curso de Filosofia, Eduardo Simões, explica que desde o segundo semestre de 2017 as Coordenações dos dois cursos vêm desenvolvendo uma programação de acolhimento aos calouros. Trata-se de um movimento que visa inserir o acadêmico, desde o primeiro dia em que chega à instituição, no mundo universitário.

No evento é oportunizado, desde o início, que o acadêmico conheça a estrutura organizacional da UFT, daqueles setores com os quais irão dialogar com frequência e nos quais buscarão respaldo para muitas das suas necessidades. Além disso, trata-se também da oportunidade de conhecer boa parte do corpo docente dos cursos, visto que os professores também são convidados a participarem do evento, inclusive, fazendo parte de mesas-redondas sobre assuntos concernentes aos campos de Filosofia e de Teatro.

Simões explica que esse também é o momento para que dos Centros Acadêmicos de Filosofia e Teatro possam acolher os seus novos colegas de curso, criando assim, um clima de harmonia e parceria desde o momento do ingresso. “Trata-se de um momento ímpar onde os cursos acolhem os seus calouros e lhes asseguram tranquilidade em trilhar os seus caminhos e a UFT desvela toda a sua grandeza e importância para o Estado do Tocantins”, destaca ele.

Programação
  • Dia 15.04

Recepção

19h – Apresentação cultural

19h30 – Apresentação das coordenações dos cursos

Entendendo o Funcionamento da UFT

19h50 às 20h10 - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis

20h10 às 20h30 - Direção do Campus de Palmas

20h30 às 20h50 - Secretaria Acadêmica

20h50 às 21h10 - Biblioteca Central

21h10 às 21h30 - Programa de Apoio Psicopedagógico

  • Dia 16.04

 19:00h – Apresentação cultural

 Mesa-redonda:

 19h30 às 20h05 – “O ressentimento como chave teórica para a compreensão dos fundamentalismos” | Prof. Dr. João Paulo Simões Vilas Boas

 20h05 às 20h40 – “Relato de uma experiência” | Prof. Dr. Leon Farhi Neto

 20h40 às 21h15 – “Arte e Terapia” | Prof. MSc. Marcial Azevedo

 Mediação: Prof. Dr. José Soares das Chagas

 21h50 – Debate

  •  Dia 17.04

Programação dos Centros Acadêmicos de Filosofia e de Teatro

 Saiba mais

 A mesa-redonda "O ressentimento como chave teórica para a compreensão dos fundamentalismos" vai tratar dos resultados da pesquisa que João Paulo Simões desenvolveu durante seu pós-doutorado. De acordo com o palestrante, ele vai mostrar a situação catastrófica de violência - em suas variadas formas - associada aos fundamentalismos em todo o mundo e apontando o caminho para uma solução eficiente, que deve passar por uma adequada compreensão do problema.

 “Em meu doutorado, busquei associar o fundamentalismo às idéias de Nietzsche usando o fio condutor do niilismo. Com isso, consegui esclarecer vários aspectos importantes deste fenômeno, incluindo a pergunta: por que em geral alguém se torna fundamentalista? O que leva um indivíduo a se unir a algum desses grupos fanáticos religiosos radicais?”, explica ele.

 

 

 

Filosofia Estoica é tema de curso ministrado no Câmpus de Palmas

Zenão de Cítio (Foto: Divulgação)O movimento filosófico que surgiu na Grécia Antiga e que preza a fidelidade ao conhecimento, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão, a luxúria e demais emoções, conhecido como estoicismo é tema de um curso que será ministrado pelo curso de Filosofia, no Câmpus de Palmas da UFT.

A proposta é fornecer aos participantes uma visão geral sobre a filosofia Estoica e apresentar aspectos elementares do estoicismo, desde a época da sua criação, com Zenão de Cítio. Para tanto, serão discutidas algumas das concepções centrais da escola, como ataraxía (tranquilidade de alma), o tratamento das paixões e a concepção de felicidade. Além disso, também será abordado os desenrolares da filosofia estoica após Zenão, o médio estoicismo, o estoicismo romano e o intitulado neo-estoicismo. Por fim, será discutida a possibilidade de existência de uma figura descrita como o “sábio estoico”.

Inscrições

O curso é aberto a todos os interessados, sejam membros da UFT ou não. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 28 de maio de 2019, basta escrever manifestando interesse em participar do curso, com seu nome e contato. Os 15 encontros semanais serão realizados das 17h às 19h. Serão emitidos certificados de 30 horas para os participantes. A professora Juliana Santana, do colegiado de Filosofia é a responsável pelo curso.

Inscrições para submissão de trabalhos na 4ª Semana Acadêmica Intercursos encerram na próxima segunda (09)

Revolução Russa completa 100 anos em 2017 (Foto: Domínio Público)Revolução Russa completa 100 anos em 2017 (Foto: Domínio Público)Com o tema “100 anos da Revolução Russa”, a quarta edição da Semana Acadêmica Intercursos dos cursos de Filosofia e Teatro do câmpus de Palmas recebe até a próxima segunda-feira (09), submissões de trabalhos nas modalidades de Comunicações e Minicursos, exclusivamente pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os trabalhos submetidos na categoria Comunicação deverão conter nome do autor, minicurrículo do proponente e resumo com no máximo 250 palavras. Já para os Minicursos, além de nome do autor e minicurrículo, os proponentes deverão encaminhar uma proposta de conteúdo e a duração do mesmo, podendo ser de 4, 8 ou 12 horas . Todas as propostas serão avaliadas por comitê científico do evento e os resultados serão divulgados até o dia 12 de outubro.

A 4ª Semana Acadêmica Intercursos ocorrerá nos dias 23 a 27 de outubro. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica e contará com uma mostra de cinema soviético. Os resumos das comunicações e os conteúdos dos minicursos serão publicados em caderno de resumos.

Fim do conteúdo da página