Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agronomia > Marcadores
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Acompanhe o andamento de algumas seleções da UFT

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Tocantins (CEP/UFT) publicou edital que rege a seleção de estagiário para o setor. Aluno de qualquer curso pode concorrer e a carga horária é de 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho com a entrega de currículo e comprovante de matrícula na secretaria do CEP/UFT. Para mais informações e acompanhar a seleção, clique aqui.

A Direção do Câmpus de Palmas também está com processo de seleção aberto e realizou hoje a fase de entrevistas com os alunos que tiveram suas inscrições homologadas. O resultado final deve ser divulgado 22 de junho, sexta-feira. Confira o edital que regula a seleção.

O curso de Engenharia Civil divulgou o resultado final da seleção de estágio não obrigatório, que pode ser conferido no Edital.

Complexo Laboratorial será utilizado no próximo semestre no Câmpus de Palmas

Estudantes de quatro cursos poderão utilizar o Complexo Laboratorial em Palmas.

Equipe do IAC/UFT inicia cadastro territorial em Paraíso do Tocantins

Técnico durante cadastro territorial em Paraíso do Tocantins (Foto: Divulgação IAC/UFT)Técnico durante cadastro territorial em Paraíso do Tocantins (Foto: Divulgação IAC/UFT)Após a assinatura do convênio entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) junto com a Prefeitura de Paraíso do Tocantins e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto)  para atualização da planta genérica de valores e o plano diretor do município, a equipe de Planejamento Urbano do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da UFT iniciou no mês de outubro o trabalho de campo de cadastro territorial na cidade.

Durante os trabalhos, os pesquisadores e técnicos fizeram o cadastro territorial, ou seja, um mapeamento que permitirá conhecer as deficiências em infraestrutura urbana de toda a cidade, assim como o tipo de uso de cada terreno da cidade, o padrão das construções e o seu estado de conservação.

Segundo o professor da UFT do curso de Engenharia Civil e presidente do IAC, Felipe Marques, o cadastro territorial é uma espécie de radiografia da cidade. “Ele permitirá estabelecer as ações necessárias para resolver os problemas, que afetam a qualidade de vida da população urbana, principalmente em relação ao saneamento, mobilidade urbana e segurança pública”, frisou. 

Etapas

Após a etapa de cadastro em campo, todas as informações serão carregadas em uma Planta Cartográfica Digital, para que as informações possam ser facilmente identificadas junto a sua localização espacial. Logo depois, serão realizados encontros para capacitação dos técnicos da Prefeitura de Paraíso do Tocantins e o desenvolvimento de um aplicativo para visualização dos dados do cadastro. 

O prazo para término do projeto está previsto para março de 2018, porém a etapa de cadastro territorial já finaliza agora em dezembro. Esse cadastro constitui a base de dados fundamental para o processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins.

IAC

O Instituto de Atenção às Cidades da UFT foi criado para elevar a expertise da UFT para desenvolver projetos de excelência e vanguarda que permitam decisões com impacto social e econômico nas cidades da região amazônica.

Confira a Galeria de Fotos!

 

Fim do conteúdo da página