Ir direto para menu de acessibilidade.

ENPj 2018

Página inicial > 17º ENPJ > Sugestões de visitação
Início do conteúdo da página

Sugestões de visitação

PARQUE CESAMAR

O Parque Cesamar proporciona à população de Palmas um espaço de convívio para a melhoria da qualidade de vida. Possui pista para caminhadas, equipamentos para a prática esportiva e espaços de diversão para crianças e adultos. Ainda no parque fica a Casa Suçuapara, que foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas. Hoje, no local, funciona um museu - a Casa da Cultura - que abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital. A Casa abriga também a Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e a Academia Palmense de Letras (APL). 

  • Distância aproximada da UFT: 8 km, 14 minutos sem trânsito.

PRAIA DA GRACIOSA

Muito utilizada para realizar eventos culturais, de lazer, esportivos e náuticos, a Praia da Graciosa dispõe de uma extensa orla dotada de boa estrutura como banheiros, quadras de esportes, parques infantis, área de camping, posto policial, marina com atracadouro, além da oferta serviços de bares e restaurantes. Porta de entrada da Capital, a Graciosa é a principal praia da cidade. Revitalizada no primeiro semestre de 2016, conta com uma excelente estrutura para receber turistas e moradores, com estacionamento e rampas de acessibilidade. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, banheiros, playground, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade e da Integração. No local foi construído um obelisco de 12,38 metros com quatro faces. Cada face do monumento contém um trabalho artístico relacionado a elementos da natureza, sendo a primeira o Monumento à Consciência, a segunda Homem, a terceira Água e Terra e quarta Vento e Fogo. 
A praia também é ideal para a prática esportiva como stand up, canoagem e caiaque, além de ciclismo, corrida e cooper, já que a estrutura conta com 1200 metros de ciclovia e 500 metros de pista de cooper que abrange toda a orla.

  • Distância aproximada da UFT: 1,3 km, 3 minutos sem trânsito.

ESPAÇO CULTURAL JOSÉ GOMES SOBRINHO

Às margens da Avenida Teotônio Segurado fica localizado o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, importante ponto de cultura palmense. O visitante poderá conferir no Núcleo Integrado de Cultura e Arte (Nila), a Grande Praça, o Theatro Fernanda Montenegro, o Cine Cultura (com uma programação que foge do circuito comercial), a Biblioteca Jaime Câmara e a Galeria Municipal de Artes, tudo isso abrigado em uma grande cobertura metálica e aproximadamente 6.000 m² de arquitetura singular. No aplicativo da Fundação Cultura de Palmas (disponível para Android) você encontra a programação completa do Espaço.  

  • Distância aproximada da UFT: 6,4 km, 10 minutos sem trânsito

PRAÇA DOS GIRASSÓIS

Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis é a maior da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia. Começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e contou com 800 operários trabalhando para erguer o cartão postal da capital Palmas. A Praça dos Girassóis foi inaugurada no dia 7 de setembro de 2000 com algumas obras ainda em andamento. A praça é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além das Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça. Completam a estrutura da Praça dos Girassóis dezenas de monumentos e obras de arte que homenageia o povo tocantinense e ajudam a contar a sua história.

  • Distância aproximada da UFT: 4 km, 7 minutos sem trânsito.

PARQUE DOS POVOS INDÍGENAS

Legado da primeira edição do Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizado em Palmas no ano de 2015, o Parque dos Povos Indígenas abrange a Praça da Árvore e tem um viés totalmente voltado para a sustentabilidade. O Parque fica na região Norte da de Palmas, conta com paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate com 600 quadrados; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada, ciclovia e banheiros públicos. 
O espaço conta com a Feira das Cores, com 15 barracas com mix de produtos diferenciados como naturais, orgânicos, entre outros. São vendidas tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. A feira funciona às quintas-feiras e aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas.

  • Distância aproximada da UFT: 5,8 km, 9 minutos sem trânsito.

TAQUARUÇU

Distante apenas 32 km do centro de Palmas, o distrito é conhecido por ser um ligar aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais turistas. O nome indígena significa Taboca Grande e foi dado originalmente ao rio que banha a região. É um dos povoados mais antigos do Tocantins, onde havia grande quantidade de propriedades rurais e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional (cidade a 60 km de Palmas, tida como o berço histórico do Tocantins) e outros municípios. A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil e as cachoeiras e clima ameno contrastam com as altas temperaturas da cidade. As grandes propriedades foram divididas e hoje o distrito abriga uma infinidade de chácaras e moradias de fins de semana, além de pousadas.
Para muitos moradores de Palmas, Taquaruçu é uma espécie de refúgio, para onde vão em busca de recarregar as energias. Mas o lugar também é perfeito para quem quer adrenalina. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, num local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas - tanto a pé quanto de bicicleta - e se refrescar nas águas. Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana,  Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.

  • Distância aproximada da UFT: 41 km, 48 minutos sem trânsito.

JALAPÃO

Destino já conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. Localizada no Estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas. A cada ano, cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Norte do Brasil em busca desse, que já é um dos principais destinos do ecoturismo do país. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de  Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.
Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.
Recomenda-se a contratação de guias turísticos e/ou empresas especializadas.

  • Distância aproximada de Palmas: 230 km. Não existe um tempo exato de viagem, pois o trajeto depende de vários fatores. Na melhor das hipóteses é possível chegar a um bom atrativo em 5 horas de viagem.

 

Fim do conteúdo da página