Ir direto para menu de acessibilidade.

ENPj 2018

Página inicial > 17º ENPJ > Palestrantes e Conferencistas
Início do conteúdo da página

Palestrantes e Conferencistas


Maria José Braga
 
Jornalista, filósofa e mestre em Filosofia pela UFG, membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

 


Erivam Morais
Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1989); Especialista em Teoria da Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1997) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo com a dissertação e documentário em vídeo: Hércules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil (2003).

 


Rose Vidal
 
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Bolsista CNPq). Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá (2015) (Bolsista Capes); Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo(2011) (Bolsista Capes).

 


Andrea Trigueiro
É Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (1993). Especialista em Direitos Humanos pela mesma instituição. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica/ PPGEDUMATEC-UFPE. Doutora em Comunicação/ PPGCOM-UFPE.

 


Roseméri Laurindo
A jornalista e escritora Roseméri Laurindo, natural de Blumenau, é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 


João Pedro Dias
É Jornalista, Mestre em Ciência da Informação pela ECO/UFRJ e Professor da FCS/UERJ.



Alfredo Vizeu
Possui mestrado em Comunicação Social pela PUC-RS (1997) e doutorado em Comunicação pela UFRJ (2002). Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comuni-cação 2007, liderança emergente nacional, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom). Prêmio Pesquisador Sênior PAGF 2013 da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-RS.

 


Felipe Pontes
Professor da Pós-Graduação (Mestrado) e do Departamento de Jornalismo da UEPG. Diretor Presidente da TV Comunitária de Ponta Grossa. Pós-doutor em Jornalismo pela UEPG. Doutor em Sociologia Política pela UFSC com estágio sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em Jornalismo pela UFSC e graduado em Jornalismo pela UEPG. Atua no Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização.

 


Sérgio Luiz Gadini
Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1990), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2004) e cursou o Programa Doutorado sanduíche (pela Capes) junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Atualmente é professor associado (concursado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 


Fernando Almeida
Paulista de Rio Claro, Fernando formou-se em Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista de Piracicaba e fez seu mestrado na Universidade Metodista de São Paulo. Em 1993, passou a integrar a diretoria da Intercom, à frente da área financeira, função ocupada desde então até 2017, quando assumiu a vice-presidência. Nessa trajetória, tornou-se também coordenador do Ensicom, instância de debate sobre o ensino de graduação em Comunicação Social.

 


Mário Messagi Júnior
Professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997, é mestre em Letras/Lingüística pela UFPR; e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Defendeu tese de doutoramento em 2009, sobre linguagem e história da imprensa no Brasil.

 

Fim do conteúdo da página