Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Enade

Enade 2019

Realização de Cadastro (obrigatório) de 02 de setembro a 21 de novembro de 2019.
Confira os cursos avaliados, o cronograma e mais informações no menu "Enade 2019".

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um instrumento de avaliação integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861/2004, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e composto de quatro etapas: prova, questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário do estudante; e questionário do(a) coordenador(a) do curso.

Os cursos avaliados a cada ano são definidos pelo Ministério da Educação (MEC) a partir das áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório. Por isso, o estudante selecionado que deixa de comparecer ao exame ou de preencher os questionários obrigatórios fica em situação irregular, e assim impedido de colar grau.

As Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados ao Enade a cada ano - os ingressantes e concluintes (matriculados no primeiro e no último ano) dos cursos a serem avaliados. No entanto, os ingressantes são dispensados de realizar a prova, sendo a sua inscrição feita apenas para registro e cálculo de indicadores da educação superior.

Se você ingressou agora na graduação, e sobretudo se está concluindo o Ensino Superior, fique atento às áreas avaliadas definidas pelo MEC, ao cronograma, ao regulamento e às demais informações sobre o Enade.

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) irá avaliar 13 cursos de graduação em 2019. A relação dos bacharelados que serão avaliados foi divulgada pela Portaria Normativa MEC/INEP nº 43/2019.

Na UFT, serão avaliados os cursos abaixo:

Campus Araguaína: Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia

Campus Gurupi: Agronomia, Engenharia Florestal.

Campus Palmas: Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Medicina, Nutrição.

Estudantes a serem inscritos no Enade 2019:

I - estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, devidamente matriculados, e que tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019;

II - estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019;

Estudantes dispensados de fazer a prova:

      • Alunos ingressantes nos cursos avaliados;
      • Estudantes que colarem grau até 30 de agosto de 2019;
      • Estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2019, em instituição conveniada com a IES de origem.

 

Cronograma:

      • Preenchimento de Cadastro (obrigatório): 02 de setembro a 21 de novembro de 2019
      • Solicitação de atendimento especializado, específico ou por Nome Social: 02 a 13 de setembro de 2019
      • Resultado da Solicitação de atendimento especializado, específico ou por Nome Social: a partir de 19 de setembro de 2019
      • Recurso da solicitação de atendimento especializado, específico ou por Nome Social: 23 a 27 de setembro de 2019
      • Preenchimento do questionário do estudante (obrigatório): 02 de setembro a 21 de novembro de 2019
      • Prova: 24 de novembro, às 13h30 (Horário de Brasília)

 

Precisa de mais informações sobre o Enade?

Entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFT):

Telefone: (63) 3229-4225

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Acesse também o site do Enade no Portal do Inep.

Fim do conteúdo da página