Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Lançamento

Cartilha sobre economia solidária evidencia perspectiva de emancipação social

Por Paulo Aires | Publicado: Terça, 07 de Março de 2017, 11h03 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 10h58

“Lutar pela Economia Solidária é buscar uma nova forma de se viver e conviver, cujo fundamento são as relações sociais baseadas na solidariedade, cooperação e autodeterminação coletiva...”, assim é aberta a introdução da cartilha sobre desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário, a ser lançada dia 11 de março, sábado, a partir das 15h, no auditório da Comsaúde, Porto Nacional.

O evento terá início às 15h com a oficina “Metodologia de organicidade socioprodutiva” e, às 16h30, ocorrerá o lançamento da publicação. “Raios de Sol” é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Economia Solidária (Nesol) da Universidade Federal do Tocantins.

Capa Cartilha Projeto Raios de Sol - Economia SolidáriaSegundo Édi Benini, professor da UFT e articulador geral do Projeto Raios de Sol, a publicação da cartilha "Conhecendo o projeto estruturante Raios de Sol" representa o esforço coletivo de criação e desenvolvimento de uma metodologia de organicidade socioprodutiva, que por sua vez estrutura uma perspectiva inédita e alternativa de desenvolvimento para a emancipação social, denominada de “desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário.”

Benini destaca também que nesse horizonte de ações, busca-se criar condições gerais para a implementação de um primeiro protótipo, na forma de uma espécie de comunidade intencional de trabalhadores livremente e organicamente associados.

Projeto Raios de Sol - Economia Solidária“Em meio a tantas angústias e dúvidas quanto ao nosso futuro, devida a reiteradas crises em distintos campos da nossa vida, essa cartilha se apresenta, sobretudo, como um convite à superação, um chamado de luta, um salvo-conduto à criatividade, tendo em essência o propósito de estimular, pessoas e comunidades, a buscarem caminhos mais consistentes para a sua, a nossa, emancipação social, indo além da subordinação estéril do status quo”, conclui Benine.

O coordenador do Centro de Formação e Assessoria Técnica em Economia Solidária – Amazônia II (Cefes), Joran Oliveira Barros Júnior, comenta que a economia solidária é uma estratégia de desenvolvimento que se pauta pelos princípios da cooperação e autogestão, e sublinha: “Assim, o Projeto Raios de Sol, que preconiza o desenvolvimento de um sistema orgânico, solidário e sustentável, onde vamos nos apropriando das estruturas produtivas e reprodutivas sociais e econômicas que podem dar sustentação a uma comunidade, a uma cidade, a um país ou por que não ao planeta, é sem dúvida um conteúdo que deve ser difundido, estudado e experimentado.”


Parcerias

Membro do Conselho Gestor do Projeto, Luciana Pereira de Souza, enfatiza que “este é um projeto inovador pois trata de confluir e concentrar um conjunto de estratégias, iniciativas e esforços num mesmo espaço territorial, de forma que permita o começo do empoderamento socioprodutivo, aglutinando, integrando, emancipando vários atores num núcleo territorial de integração solidária.”

Ressalta também que a Comsaúde é uma das instituições de apoio à Economia solidária que integra o grupo gestor do projeto, dando visibilidade e buscando parceiros nacionais e internacionais. “Acreditamos que o projeto Raios de Sol trata de uma forma de desenvolvimento baseada na Produção colaborativa como força estruturante”, conclui Luciana.

Dia 03 de março, houve pré-lançamento da Cartilha na Plenária Estadual de Economia Solidária, na cidade de Silvanópolis/TO.

O evento de lançamento da cartilha, na Consaúde, Porto Nacional, é aberto à comunidade em geral. Após o lançamento, haverá distribuição gratuita da publicação.

Ressalta-se, ainda, que esse projeto conta com a parceria da Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Brasil, coletivo que atua em formato de rede, promovendo diálogo intersetorial pautado nos Direitos Humanos e na Agenda 2030.

 

Contatos
Informações adicionais, contactar: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para obter a versão em pdf da cartilha, clique aqui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página