Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bionorte
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal da Rede (PPG Bionorte) está baseado no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação, na convicção de que o melhor conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia, e que ambas serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico.

O Programa objetiva a formação de doutores para que atuarem nos mais variados campos da Biodiversidade e Biotecnologia. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica e na formação de recursos humanos de alto nível.

Na Universidade Federal do Tocantins, o PPG-Bionorte objetiva completar a formação pós-graduada na Universidade, ao integrar sua atuação aos programas de mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec), Agroenergia e Biotecnologia desta Instituição, além de oferecer a formação doutoral a profissionais de áreas afins à Biodiversidade e Biotecnologia em carreira nas instituições de ensino e pesquisa e em empresas voltadas à gestão e inovação nas duas áreas de conhecimento, no Estado do Tocantins e em regiões circunvizinhas.

Objetiva, também, fortalecer as ações de ciência, tecnologia e inovação da instituição, buscando estender sua atuação em toda a Rede Bionorte, através de projetos integradores e colaborações interinstitucionais na região Norte e agora em toda a Rede Brasil-Biotec.

Com a implantação da Rede Bionorte e do PPG Bionorte espera-se também, na região:

  • Melhorar as condições dos herbários, coleções de cultura e bancos de germoplasma;
  • Dinamizar as pesquisas nas fazendas experimentais, nas reservas florestais públicas e privadas;
  • Desenvolver novos procedimentos de: manejo de recursos naturais, biorremediação, controle biológico e recuperação de áreas alteradas/degradadas;
  • Desenvolver novas biotecnologias voltadas para produção de fitoterápicos, biofármacos, novos biomateriais, corantes, aromatizantes etc.
  • Atrair bioindústrias, incubar outras e propiciar a gênese de polos de bioindústrias na Amazônia.

Acesse a página interna do curso

Fim do conteúdo da página