Página inicial > Últimas Notícias > Manifestação religiosa em Porto Nacional é tema de pesquisa e documentário
cultura e memória

Manifestação religiosa em Porto Nacional é tema de pesquisa e documentário

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 19h13 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2017, 12h27

Há mais de cem anos, toda noite do dia 24 de setembro é marcada por uma manifestação religiosa em Porto Nacional: a procissão de Nossa Senhora das Mercês, a santa padroeira da cidade. O percurso é realizado nas ruas e avenidas, em sua maioria no centro histórico. As pessoas caminham entoando cânticos e orações no cair da noite em meio às luminosidades das velas. A procissão pressupõe, para muitos, uma relação de término do novenário e o trajeto representa uma relação de fé e agradecimento.

Procissão ocorre desde pelo menos 1909 (Foto: Everlandio Lima)

Em 2016, a pesquisadora Rosane Balsan realizou sua pesquisa de pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo a manifestação como objeto de estudo. Como produtos da pesquisa, foram publicados um informativo turístico e um documentário. Rosane é professora no curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional.

Catedral de Nossa Senhora das Mercês é um dos cartões-postais de Porto Nacional (Foto: Daniel Alencar)Segundo Rosane, o objetivo da pesquisa iniciada em 2016 e encerrada em fevereiro de 2017 foi analisar o que permanece e o que foi alterado na manifestação. “Entre as alterações destaca-se a mudança do percurso, devida ao crescimento da cidade. Já entre os elementos que permanecem, destaca-se a realização noturna, com o tradicional carregar de velas e os cânticos como o ‘Hino de Nossa Senhora das Mercês’ e a ‘Jaculatória’”. A pesquisa indicou que os devotos com idades mais avançadas são os principais responsáveis pela preservação das principais características do evento ao se juntarem com o pároco da catedral na organização.

A conclusão da pesquisa é que as práticas religiosas revelam a dinâmica social e cultural de Porto Nacional. “A Procissão Nossa Senhora das Mercês faz parte da história, cultura e identidade de Porto Nacional e mesmo ocorrendo algumas transformações sociais e espaciais no ritual religioso, apresenta uma tradição que deverá ser perpetuada para as gerações como um elemento do patrimônio cultural. A procissão é uma festa, onde a festa é o ato mesmo da produção de vida e, viva a festa”, conclui a pesquisadora.

marcador(es): Porto Nacional,Home