Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio Feminista vai discutir a diversidade e o papel das mulheres na atualidade
Porto Nacional

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 07 de Março de 2017, 18h23 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 10h40

Entre os dias 6 a 20 de março estão abertas as inscrições para o I Simpósio Feminista da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com o tema “As mulheres na linha de frente: a insubmissão feminista na atualidade”, o evento ocorre de 20 a 23 de março no Câmpus de Porto Nacional e no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac/Porto). As inscrições custam R$ 10 para estudantes e R$ 20 para docentes.

O feminismo é um movimento social e político com ideias difundidas desde o século XIX em busca de mais igualdade entre os gêneros. Existem diversas pautas feministas pelos direitos das mulheres. Há várias correntes dentro do feminismo, com pensamentos e posicionamentos distintos. Compreender essas diferenças é uma das preocupações da programação do evento, como explica a professora Gleys Ially, uma das organizadoras do evento.

“Além do debate sobre a violência, que é um debate necessário, também discutimos como tratar mulheres em situação de vulnerabilidade e como tratar diferentes facetas das mulheres. Porque a gente não pode achar que ao tratar de mulher, está tratando de todas as nuances de mulheres, como negras e indígenas, por exemplo”.

Gleys também comenta que é importante uma perspectiva feminista para essas discussões porque é um movimento social que consegue construir bases, inclusive dentro da universidade. “É um desafio. A gente sabe que o evento não consegue abarcar a totalidade de discussões. A gente pretende dar continuidade com os debates nos anos seguintes, fomentar um grupo. É só um começo”, conclui.

Inscrições

As pessoas interessadas devem depositar ou transferir o valor correspondente para a conta no Banco do Brasil: Agência: 1117-7, Conta-Poupança: 18.567-1, Variação: 51. Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com comprovante de pagamento e ficha de inscrição a ser enviada por solicitação através do endereço de e-mail do evento.

A organização acrescenta que as inscrições são gratuitas para as estudantes cotistas ou que tenham ingressado a partir das políticas públicas do governo federal.

marcador(es): Porto Nacional,Home