Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso formará gestores e conselheiros para alavancar atividade cultural no Estado
Início do conteúdo da página
CULTURA

Curso formará gestores e conselheiros para alavancar atividade cultural no Estado

Por Paulo Aires | Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 18h44 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 08h50

Com o objetivo de formar agentes culturais conscientes para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), na manhã desta terça-feira (21), a Universidade Federal do Tocantins promoveu a aula inaugural do curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura.

A mesa de abertura contou com as seguintes autoridades: Maria Santana Ferreira Milhomem, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Cuomunitários (Proex); Noraney de Fátima Fernandes de Castro, superintendente de Desenvolvimento da Cultura do Estado do Tocantins; Waldecy Rodrigues, representante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT; Sandra Rodrigues, diretora de Cultura da Proex e coordenadora do curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura; e Jorge Edson Garcia, corrdenador-geral da Coordenação Geral de Institucionalização de Ministério da Cultura (MinC).

Orquestra sanfônica da Vila União abriu o evento no auditório Cuica, em Palmas (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Orquestra sanfônica da Vila União abriu o evento no auditório Cuica, em Palmas (Foto: Elini Oliveira/Dicom)

A abertura dos trabalhos foi precedida da apresentação da Orquestra Sanfônica da Escola Estadual Vila União, de Palmas, que ofereceu ao público expressivos números do cancioneiro popular brasileiro. Em seguida, após a fala das autoridades, deu-se início à palestra “A importância da capacitação/qualificação para a área de cultura”, ministrada pelo representante do MinC, Jorge Edson Garcia. No período vespertino, os inscritos recebem treinamento de plataforma on-line (Moodle) para as atividades do curso.

 

Um grande salto para a cultura tocantinense

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria Santana, vê com otimismo a realização deste curso: “É um grande salto esta parceria do MinC com a Universidade, em estar formando pessoas para entender de fato o que é cultura. Para nós, é um momento muito importante no sentido mesmo de capacitação dos agentes culturais.”

Maria Santana ressalta que o curso de Formação de Gestores, para atuar nos municípios do Estado, com a riqueza cultural do Tocantins e do Brasil, é de importância ímpar para todos que respiram cultura. “É de igual importância para a UFT, que é uma Instituição que conta com uma diversidade imensa, e é uma Instituição que acolhe tudo isso”, conclui.

 

Dinamizar e alavancar a atividade cultural  no Estado

Garcia é representante do MinC (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Garcia é representante do MinC (Foto: Elini Oliveira/Dicom)O representante do MinC, Jorge Edson Garcia, discorre que este curso de formação parte de um programa nacional e tem duas linhas de ação;  a primeira é esta, inaugurada hoje; e uma segunda que é para a elaboração de planos municipais e estaduais de cultura.

Garcia fala da expectativa institucional que “o curso ajude a dinamizar, alavancar a atividade cultural  no Estado. É um curso com conteúdo muito bem estruturado. A ideia é que a partir deste curso, os realizadores culturais do Estado possam ter novos elementos técnicos para  qualificar ainda mais seus trabalhos; e que estes trabalhos tenham mais competitividade”, e acrescenta que  “na medida que estes trabalhos tenham mais competitividade,  dentro e fora do Estado, melhor elaborados, com orçamento mais estruturado, eles trazem resultados que dinamizam não só o setor cultural, mas também a economia do Estado e a economia local”, pontua.

 

Parceria fecunda

A representante do Governo do Estado, Noraney de Fátima Fernandes de Castro, superintendente de Desenvolvimento da Cultura, acredita que essa parceria é fecunda: “Essa parceria é fecunda e de grande relevância, porque proporciona uma interatividade com os protagonistas do curso que são os gestores culturais. Então, hoje, a gente comemora essa parceria, firmando esse acordo com os gestores culturais dos municípios”, disse.

 

Pensar políticas públicas de cultura, e não ações isoladas

Já a coordenadora do curso e diretora de Cultura da Proex, Sandra Rodrigues, destaca que este curso vem de encontro a uma necessidade há muito existente no Estado, que é a de formação de gestores, em todas as áreas, o de cultura também.

Sandra expõe sobre a relevância desta ação da Universidade para o Estado: “Então, neste momento, o MinC possibilitou este curso para que continuemos a normatização dos municípios, aderindo ao Sistema Nacional de Cultura. Temos apenas cerca de trinta e cinco por cento dos municípios inscritos no Sistema Nacional.” A coordenadora manifesta a expectativa de que esse número aumente, mais do que dobre, porque o atendimento é para todos os municípios do Estado.

Sandra destaca também que há vagas para os 139 municípios. “Neste momento, a representatividade é menor do que o esperado. Mas temos a esperança de contar com um representante de cada município, e vamos trabalhar pra isso, na próxima turma.”

Sandra, Noraney e Sousa (e p/ d) falaram sobre políticas públicas de cultura   (Fotos: Elini Oliveira/Dicom)Sandra, Noraney e Sousa (e p/ d) falaram sobre políticas públicas de cultura (Fotos: Elini Oliveira/Dicom)

Descontinuidade de Políticas Públicas

Outro enfoque dado pela coordenador Sandra Rodrigues é sobre a descontinuidade na gestão das políticas públicas, “que se constitui  em um problema muito grave que a gente tem que enfrentar, em todos os âmbitos, não é só da cultura. Os gestores mudam demais seus agentes culturais, essas rupturas atrapalham muito qualquer projeto. Então, o que nós estamos pretendendo aqui é que os gestores pensem políticas públicas de cultura, e não ações isoladas.

 

Um momento importante para o Tocantins

Marcelo Alessandro Honorato de Sousa é diretor de Cultura do Município de Porto Nacional e se inscreveu no curso porque considera uma ação importante: “É uma oportunidade para conhecermos melhor como se trabalha com a cultura, como produzir cultura e respeitar a cultura local; é também uma forma de aprofundar, através do diálogo com outros parceiros que trazem em si uma experiência, uma bagagem cultural.”

Sousa menciona que este é um momento importante para o Tocantins pelo fato de se estar iniciando uma nova gestão em âmbito municipal.

Mais informações sobre o curso, confira aqui:

 

 

 

 

registrado em:
marcador(es): Home
Fim do conteúdo da página