Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Multiprofissionais do HDT participam de capacitação para realização de testes rápidos
Início do conteúdo da página
TREINAMENTO

Multiprofissionais do HDT participam de capacitação para realização de testes rápidos

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 17h55 | Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 12h59

O teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C é um dos principais serviços ofertados pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Visando a instrumentalização dos colaboradores envolvidos nesta atividade, foi realizado nos dias 14 e 15 capacitação para 18 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.

Durante procedimento do teste rápido (Foto: Daianni Parreira)
O treinamento foi composto por três etapas: inicialmente os participantes fizeram o curso online do TELELAB (programa de educação continuada, do Ministério da Saúde), para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; em seguida participaram de aulas teóricas e práticas, tanto na execução do teste, como no aconselhamento pré e pós testes. A organização contou com o empenho da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, da Divisão de Gestão do Cuidado (GAS) e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).



 Para a assistente social, Eliane Wanderley de Brito, a experiência foi bastante enriquecedora, “pois percebi que os profissionais ficaram bastante empenhados para aprender com pessoas tão dedicadas, isso foi o diferencial e é que vou levar, agradeço a toda equipe e parabenizo pela responsabilidade com que tratam o trabalho”, comentou.

Profissionais durante treinamento do aconselhamento pré e pós teste (Foto: Daianni Parreira)
A enfermeira Claudiana Sousa Santos mencionou a importância da capacitação para o atendimento humanizado ao paciente. “Para mim foi excelente, aprendi principalmente a ter mais sensibilidade com o nosso paciente, porque nosso trabalho é muito sério, pois o resultado do exame pode mudar a vida do paciente, foi proveitoso”, concluiu.

Reunião de avaliação da capacitação (Foto: Daianni Parreira)
A chefe de Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do Socorro Santa Brigida da Silva avalia o encontro como positivo. “Acredito que conseguimos despertar nos colaboradores o estimulo para o desenvolvimento de competências e habilidades na execução do teste rápido para diagnóstico do HIV e triagem para sífilis, hepatites B e C, com aconselhamento pré e pós-teste segundo os protocolos instituídos pelo Departamento de IST/AIDS e hepatites virais do Ministério da Saúde”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página