Página inicial > Últimas Notícias > Arquitetura moderna da Região Amazônica será foco de seminário
Em março

Arquitetura moderna da Região Amazônica será foco de seminário

Por Bianca Zanella | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 12h19 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 10h06

De 13 a 16 de março de 2017, o Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sedia a segunda edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (II Sama). A programação inclui palestrantes de oito, dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, e conferencistas de destaque como Hugo Segawa, da Universidade de São Paulo (USP); José Afonso Botura Portocarrero, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Celma Chaves, professora do único mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Região Norte (UFPA); Luiz Fernando Teixeira e Walfredo Antunes, pioneiros do planejamento urbano da cidade de Palmas; e também Hélio Olga, responsável pela construção de uma das maiores obras de madeira do mundo na atualidade, em Formoso do Araguaia. Além disso, mais de 60 trabalhos, entre pôsteres e artigos, já foram selecionados e serão apresentados durante o evento.

Patrícia Orfila, uma das integrantes do comitê responsável pela realização do seminário na UFT, ressalta que o projeto insere os estados pertencentes à Região Amazônica na agenda nacional de eventos, e vai contribuir para a divulgação de trabalhos desenvolvidos nesse território que ainda são, em grande parte, desconhecidos. "Com o II Sama pretendemos fortalecer o campo da pesquisa em arquitetura na Amazônia, pois as discussões ainda estão muito centralizadas nas regiões Sul e Sudeste do país", afirma a professora.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 400 participantes. A um mês do início do evento, as inscrições seguem abertas e custam R$ 35 para estudantes de graduação, R$ 75 para alunos de pós-graduação e R$ 90 para os demais profissionais. Mais informações em www.uft.edu.br/sama.

marcador(es): Palmas,Eventos,Home,Arquitetura