Página inicial > Últimas Notícias > Mostra exibe intervenções artísticas de alunos e professores do curso de Artes

Mostra exibe intervenções artísticas de alunos e professores do curso de Artes

Por Thomás Müller | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2013, 17h26 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

mosca.jpgMúsica, pintura e teatro, entre outras manifestações culturais, vão interagir mais uma vez com o ambiente da Universidade Federal do Tocantins. Nesta quarta-feira (5), trabalhos artísticos de estudantes e professores serão expostos na Mostra Semestral do Curso de Artes – Mosca. A mostra tem inicio às 19h, no Anfiteatro do Câmpus de Palmas, e será aberta com a apresentação musical "Sonho de Brinquedo".

Para o professor Gustavo Henrique, da organização, a mostra permite conhecer padrões artísticos diferenciados que surgem na universidade.  "Na mostra, encontraremos manifestações variadas, de muitas temáticas. Algumas experimentais - o que é muito bom -, outras já amadurecidas. O objetivo é mostrar coisas diferentes dos padrões que nos são impostos", diz.

Engenho de História de Dona Passa –  As manifestações são fruto de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico. A professora e atriz Renata Ferreira, por exemplo, apresentará o espetáculo "Engenho de História de Dona Passa"’, fruto de estudo que, segundo ela, tem "inspiração etnográfica". A apresentação do espetáculo se baseia nas histórias da viúva de "seu Filisbino", Dona Passa - que,  como benzedeira que é, compartilha ensinamentos e conselhos com o público. O roteiro de suas histórias é marcado pela representação da cultura açoriana presente no litoral de santa Catarina.

A pesquisa, que já foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle do Governo do Estado/ SC  e apresentada pelo projeto Baú de histórias - Circuito sul brasileiro de narrativas SESC- SC, tem como base a convivência com pescadores e moradores da região ressaltando a possibilidade de se compartilhar conhecimento por narrativas. Renata Ferreira desloca o trabalho investigativo para o campo educacional e por essa perspectiva aproveita a mostra para questionar: A arte, por si só, é pedagógica?

A programação completa do evento é a seguinte:

Mosca 2013.jpg