Página inicial > Últimas Notícias > Intercom Norte aborda Esporte e Comunicação na UFT até sábado

Intercom Norte aborda Esporte e Comunicação na UFT até sábado

Por Thomás Müller | Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2012, 15h30 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
A programação do intercom Norte continua na tarde desta sexta-feira (18). Após uma tarde de Atividades e minicursos para alunos e professores e das apresentações dos trabalhos dos inscritos na Expocom, estão programados o lançamento de Produtos Científicos às 19h, no Cuica, e o painel Jornalismo e Esporte: relatos de experiências, com Alessandro Abate, editor do jornal esportivo Lance!, e Nei de Oliveira, presidente da Federação Tocantinense de Futsal. A mediadora será a professora Suely Figueiredo. O painel começas às 20h, no Cuica.

Esporte e mídia – a conferência de abertura do Intercom Norte teve como tema “Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação, Educação”, e foi ministrada pelo professor e coordenador do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) – da Unesp-Bauru, José Carlos Marques.

Em sua apresentação, Marques apresentou a relação dicotômica entre esporte e mídia, tanto nos veículos em si quanto na academia. Segundo ele, apesar de ser uma das fontes de renda mais importantes para os canais de TV, o jornalismo esportivo é visto como uma editoria “menor” dentro dos jornais – fenômeno qeu se repete no âmbito acadêmico. “A academia trata muito mal o esporte, e as pesquisas que envolvam Esporte e Comunicação. É possível, a partir de alguns pensadores, contribuir para que se enxergue o esporte a partir de uma dimensão mais sociocultural, e não em um ponto de vista ligado a números, resultados e estatísticas – ou seja, um pouco distante do que a imprensa esportiva nacional acaba praticando”. Para ele, o esporte seria mais bem tratado pela Comunicação se houvesse um aporte mais presente das Ciências Humanas - como a Sociologia, a Ciência Política e a Filosofia – nas pesquisas na área.

Foto: Camila Órion / Divulgação
Rodrigues (e) e Marques, durante conferência de abertura do Intercom Norte

Marques explica que esporte e mídia são, de certa forma, dependentes um do outro; o esporte precisa da divulgação oferecida pelos veículos para obter apoio tanto dos patrocinadores quanto do público, enquanto os meios de comunicação têm no esporte uma garantia de programação rentável e de alcance entre os telespectadores. “É uma simbiose, e alguns esportes acabam precisando modificas as ruas regras para se tornarem mais televisivos. Por exemplo, um jogo de vôlei não pode durar mais de duas horas, porque não vai caber eme nenhuma grade. Essas mudanças podem ferir um pouco o princípio que regulamentou a criação da modalidade, mas o televisionamento traz mais adeptos e admiradores do esporte”.

O pesquisador lembra ainda que entender essa relação e mudar o olhar sobre a comunicação esportiva é especialmente oportuno agora, em que estamos prestes a sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, grandes eventos esportivos, em nosso país.

Da mesa de debates também participou o professor Alan Rodrigues, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Programação – As atividades do Intercom continuam durante o sábado. A programação completa pode ser acessada no site http://www.portalintercom.org.br.
marcador(es): Palmas