Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa do Forúm Estadual de Educação

UFT participa do Forúm Estadual de Educação

Por Geórgia Milhomem (Seduc) | Publicado: Terça, 20 de Março de 2012, 08h38 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Na manhã desta terça-feira (20), educadores de todo o Tocantins se reúniram no auditório da OAB, para participar das discussões do Fórum Estadual de Educação (FEE). Esta é a primeira reunião do Fórum, instituido em novembro de 2011, os trabalhos se estendem até o fim da tarde e tem como meta discutir a implantação do Plano Estadual de Educação  (PEE). A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das entidades que compõem o Fórum.

Foto: Elias Oliveira / Divulgação Seduc

Evento acontece no auditório da OAB, em Palmas

O secretário de Educação do Estado Danilo de Melo, destacou a importância das discussões e frisou que parte dos recursos federais devem ter como destino a educação. “Esté Fórum é um importante espaço de interlocução para o Estado articular com os municípios, além do PEE a elaboração dos Planos Municipais de Educação. E uma oportunidade para a sociedade debater como serão aplicados os recursos provenientes do Pré-Sal, por isso, defendemos a idéia de que 50% desta arrecadação seja aplicada na educação”, destaca.

O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes, enfatizou que este é um importante momento para a educação.  “Toda a sociedade pode ofertar suas contribuições, desta forma temos condições de colaborar para que os recursos e ações sejam aplicados da maneira que atenda com qualidade a educação”, explica.

Foto: Elias Oliveira / Divulgação Seduc

Durante o evento ainda será feita a análise e aprovação do Regimento Interno, nomeados os membros do FEE, realização de plenária e escolha dos coordenadores das comissões do FEE. O professor Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (foto), palestrante da manhã, falou sobre os papéis que o FEE deve ter. “Um Fórum deve ser um espaço plural, onde os diferentes pontos de vista tendam a organizar as políticas públicas em favor da sociedade”, comenta.

Além de membros da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também, compõe o Fórum diversas entidades, como o Conselho Estadual de Educação, Undime, Universidades, entidades representativas dos Estudantes e sociedade civil organizada. O professor Damião Rocha, do Campus de Palmas, representou o reitor da UFT, Alan Barbiero, no evento.

Diretrizes - Estabelecer dimensões estratégicas da política educacional do Estado, no sentido de orientar as ações da gestão pública e institucional. Estruturar diretrizes de articulação e integração das ações da política educacional estadual, delineando referências significativas para a atuação do poder público e da sociedade civil.

O PEE também tem como objetivo apontar medidas que consolidem uma dinâmica de participação intensa pelo envolvimento de diferentes segmentos das comunidades educacionais e da sociedade civil no processo de democratização da educação estadual. Organizar o Plano Estadual de Educação enquanto documento-síntese como referência de planejamento estratégico que oriente ação institucional e da Sociedade Civil e Política.