Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta balanço do Vestibular e explica mudanças para o Sisu 2019
ENSINO SUPERIOR

UFT apresenta balanço do Vestibular e explica mudanças para o Sisu 2019

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 09h11 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 12h02

Élvio Quirino, presidente da Copese/UFT (Foto: Vinícius Venâncio/Sucom)Élvio Quirino, presidente da Copese/UFT (Foto: Vinícius Venâncio/Sucom)Realizado no último domingo (9), o Vestibular da UFT movimentou as cidades onde a instituição tem câmpus – Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Com a disposição de 943 vagas, a Comissão Permanente de Seleção avalia que o processo ocorreu dentro do esperado, não sendo registradas quaisquer ocorrências de maior vulto durante a realização do processo seletivo, segundo o presidente da Copese, Élvio Quirino.

A Copese divulgou ainda nesta segunda-feira (10) o quadro de abstenções que registrou, no geral, 20,56% no período da manhã e 21,08% no período da tarde. Segundo a Copese, os percentuais podem ser considerados dentro da normalidade e do esperado. Também na segunda-feira foram divulgados o gabarito provisório e os cadernos das provas aplicadas no último domingo. O prazo para interposição de recursos ao gabarito provisório é das 0h às 23h59 deste 11 de dezembro; o formulário para recursos já está disponível no site da Copese (www.copese.uft.edu.br).

"Nossa previsão de liberação do resultado do Vestibular é 31 de janeiro mas, se for possível, poderemos antecipar", revela o presidente da Copese

Mudanças no Sisu 2019

Vânia Passos é pró-reitora de Graduação da UFT (Foto: Vinícius Venâncio/Sucom)Vânia Passos é pró-reitora de Graduação da UFT (Foto: Vinícius Venâncio/Sucom)A pró-reitora de Graduação da UFT, Vânia Passos, destacou o papel social da Universidade na oferta de cursos de graduação presencial no Tocantins. "A oferta de 50% das vagas para 2019 ocorrerá pelo Sistema de Seleção Unificada, o que dá mais oportunidade para aqueles que não ingressaram pelo nosso vestibular próprio; e isto atende nossa missão como UFT, no sentido de proporcionar o ingresso, acesso ao ensino superior no Estado", disse.

A decisão pela oferta de 50% das vagas dos cursos de graduação disponíveis pelo Sisu foi tomada pelo Conselho Universitário da UFT (Consuni) no mês de julho passado. Entretanto, o MEC empreendeu mudanças na escolha da opção de curso para 2019. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira opção. Agora não poderá mais fazer isso. De acordo com o MEC, haverá apenas uma chamada regular, e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Para o Ministério da Educação, a mudança dá “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu”. A pró-reitora enfatiza que as mudanças vão agilizar o processo de entrada do candidato classificado e reduzir o número de chamadas e também o tempo de convocação das listas de espera. "Os aprovados farão a matrícula e não precisarão esperar pelo semestre seguinte para estudar; já vão ingressar naquele semestre mesmo", pontua.

Cronograma do Sisu 2019

22/01 a 25/01 - Período de inscrições

28/01 - Resultado da chamada regular

28/01 a 04/02 - Prazo para participar da Lista de Espera

30/01 a 04/02 - Matrícula da chamada regular (Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio)

07/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Série de matérias

Durante as próximas semanas, o Portal da UFT, estará divulgando uma série de matérias sobre os cursos ofertados pela UFT no Sisu 2019, com ênfase nos câmpus, suas particularidades e também com informações relevantes para o candidato.

marcador(es): Prograd,Copese,Home,Sucom