Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Feira reforça aproximação entre universidades e iniciativa privada
Início do conteúdo da página
UNITEC

Feira reforça aproximação entre universidades e iniciativa privada

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 20h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 09h50

A necessidade de aproximação do conhecimento tecnológico gerado nas instituições de ensino superior das necessidades empresariais por soluções para suas demandas foi a ênfase nos discursos de abertura da I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (I Unitec), no hall da Biblioteca Central do Câmpus da UFT em Palmas, na noite desta quarta-feira (21). Divididos em oito áreas temáticas (Agronegócio, Construção Civil, Energia, Saúde, Educação, Governo, Logística e Turismo), 36 estandes com produtos, serviços e soluções tecnológicas serão apresentados até esta quinta (22), das 17h às 22h. O primeiro momento cultural da Feira Tecnológica foi apresentado pelo Coral em Canto, da UFT.

Trinta e seis projetos estão distribuídos por áreas temáticas no hall da Biblioteca Central (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)Trinta e seis projetos estão distribuídos por áreas temáticas no hall da Biblioteca Central (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)

Representações

Participaram da abertura oficial o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae/TO), Omar Hennemann; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro José Ferreira; o empresário Emilson Vieira, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; o reitor da Unitins, Augusto Rezende; a coordenadora da agência UlbraTech, Cinthia Fernandes, representando o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani; o diretor-geral da Faculdade Católica do Tocantins, padre Helenês Oliveira Lima; a vice-diretora acadêmica da Faculdade Católica, Maria Ângela; a reitora da Unirg, Sara Falcão de Sousa; o presidente da Fundação Unirg, Thiago Lopes Benfica; e a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, representando o reitor Antônio da Luz Júnior; e o secretário executivo de Finanças da Prefeitura de Palmas e conselheiro do Sebrae/TO, Rogério Ramos.

Ênfase na aproximação

Primeiro a falar na abertura oficial do evento, Omar Hennemann, superintendente do Sebrae/TO, falou do surgimento da Feira, pontuando e parabenizando a organização e os representantes de cada uma das instituições parceiras. "É inegável a ótima produção da Academia por meio de seus professores e também dos alunos; essa produção precisa de holofote, para que o público externe preste atenção naquilo que está sendo feito. Por outro lado, o mundo empresarial - que tem dificuldades em seus negócios - precisam de soluções para que suas engrenagens funcionem melhor", disse. Enfatizou que a missão do Sebrae é apoiar o desenvolvimento de negócios e, por isso, buscou intermediar junto com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), uma aproximação com as universidades. "Esse momento - o de dar luz às partes, era aguardado tanto pela academia quanto pelo empresariado. Esperamos colher bons frutos disso", afirmou.

O empresário Emilson Vieira destacou que "sem conhecimento não há desenvolvimento". Frisou que parcerias são necessárias para fomentar a realização de eventos que relacionam Pesquisa e Inovação. "Isso muda a vida das pessoas. Sem a aproximação da universidade, demonstrando seus trabalhos para o mundo lá fora (comércio, indústria, prestação de serviços), jamais saberíamos da imensa produção de conhecimento que podem ser investidos nos negócios; por outro lado, nós empresários, precisamos do conhecimento para alavancar nossos negócios", disse.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro José Ferreira, pontuou que a missão do Sebrae é o negócio e à medida em que se inova e se produz, busca-se a qualificação com o intuito de gerar recursos àqueles que tiveram a coragem de investir e inovar. "Quem não tem essa iniciativa, de inovar em seus negócios, pode correr o risco de ficar fora do mercado; as universidades, as comunidades acadêmicas é que darão o tom do desenvolvimento econômico do país daqui para a frente, nos dizem os especialistas. Por isso é que estamos buscando qualificar e buscar solução para as demandas apresentadas", disse Sousa, pontuando a importância do evento para este fim.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, como anfitrião da I Unitec, também destacou a importância das parcerias. "Quando assumimos a gestão da UFT, uma de nossas missões era aproximar a academia do setor produtivo, da iniciativa privada. Podemos conseguir isso trabalhando o empreendedorismo e a inovação, com o intuito de promover essa aproximação", reforçou. Bovolato pontuou que sem as instituições parceiras do Sistema S e a Fieto o diálogo com o setor produtivo é impossível. "Temos envidado esforços no sentido de intensificar a interlocução com as instituições, e buscando propiciar ambientes adequados para que alunos e professores possam desenvolver inovações, não apenas tecnológicas mas também sociais - como é o caso da Universidade da Maturidade, aqui presente". Finalizou afirmando que "o Tocantins é felizardo porque instituições públicas e privadas, com pessoal de altos nível e qualificação, podem aproximar-se em ambientes como este".

Após os discursos de abertura os representantes visitaram os 36 projetos distribuídos em bistrôs agrupados pelas áreas temáticas.

Confira algumas imagens da abertura oficial do evento:

Serviço

Entrada: Gratuita
Data: 21 e 22 de novembro
Horário: das 17 às 22 horas
Local: Hall da Biblioteca Central Professor José Torquato Carolino, Campus de Palmas da UFT
Realização: Sebrae, UFT, Ceulp/Ulbra, Faculdade Católica, Fieto, IFTO, ITPAC, Unirg e Unitins.





 
 
 
 
 
 
Leia mais

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Universidade da Maturidade (Foto: Divulgação)
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página