Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fábrica de Software apresenta soluções web, móvel e com IoT na feira tecnológica
Início do conteúdo da página
Unitec

Fábrica de Software apresenta soluções web, móvel e com IoT na feira tecnológica

Por Cynthia Barreto | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 17h05 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 17h40

 Já pensou em 'dar um up' nos seus negócios, com sistemas inteligentes? A Fábrica de Software, uma empresa júnior, nascida na Universidade Federal do Tocantins (UFT), oferece desenvolvimento de soluções computacionais web, móvel e que utilizam a internet das coisas (IoT, do inglês, Internet of Things), de acordo com as necessidades apresentadas por seus clientes. “Durante o evento os visitantes poderão conhecer uma parte dos produtos desenvolvidos pela equipe e conversar sobre possibilidades de negócios”, informou Bruno de Sá, desenvolvedor de sistemas e membro da Fábrica.

Com apenas um ano de existência, a Fábria de Software já criou seis produtos e está desenvolvendo vários outros. Entre os produtos finalizados está o sistema Agende; Hidra; App da rádio UFT FM; ePerícia; STB ABO e ABC Kids. A fábrica que nasceu de uma disciplina do curso de ciências da computação, hoje é composto por sete profissionais entre acadêmicos - Bruno Vinícios Cunha de Sá, Cassia Gabriela Silva Pereira, Denilson Santos Sobrinho Júnior e Rafael da Costa Silva - e professores, Ary Henrique Moraes de Oliveira, Glenda Michele Botelho e Thiago Magalhães de Brito Rodrigues.

Apresentação do App. Hidra na Fenepalmas (Foto: Daniel dos Santos)

Entre os projetos em desenvolvimento estão os que apresentam soluções para projetos, pesquisas e trabalhos realizados por profissionais da UFT. Um deles é a coleta de dados odontológicos de estudantes da rede municipal de Palmas, uma adaptação do sistema desenvolvido para Associação Brasileira de Odontologia. O projeto é coordenado pelo docente Nilton Vale Cavalcante. Outro projeto em desenvolvimento o sistema para realizar o censo da população da comunidade Mumbuca, no Jalapão. A pesquisa é coordenada pela professora Marli Teresinha Vieira, sendo responsabilidade da Fábrica a coleta e análise dos dados.  

Como soluções para facilitar o trabalho desenvolvido no dia-a-dia por empresas, escritórios e lojas, por exemplo, Bruno de Sá, desenvolvedor de sistemas da Fábrica, explica que existem soluções para automatizar ou acelerar processos. “Existem diversas soluções que utilizam a internet das coisas como forma de automatizar ou acelerar processos. É possível, por exemplo, realizar a verificação de presença de um cliente em um atendimento utilizando um sensor no local que se comunica com um aplicativo em seu smartphone e faz o registro de maneira automática. Esta solução está no momento em fase de estudo para possível implantação no sistema Agende”.

Conheça mais sobre os produtos e soluções inteligentes desenvolvidas pela Fábrica de Software.

Agende

É um aplicativo de gerenciamento de agendamento que otimiza o tempo de espera para marcar consultas, exames médicos, odontológicos, veterinários e/ou estéticos (ou qualquer outro tipo de atendimento em que necessite agendamento prévio). O app permite a clientes e profissionais da área da saúde monitorar a data e horário de consultas, agendamento e data de realização de exames.

O projeto foi uma demanda de acadêmicos da Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Tocantins. Os profissionais que desenvolveram esse software são: Ary Henrique Morais de Oliveira, Bruno Vinícius de Sá, Paulo Atavila Júnior, Aloran Freitas Barbosa e equipe.

Hidra

Também se trata de um aplicativo, mas este trabalha com um conjunto de soluções e equipamentos customizáveis para gerenciamento de jardins. Composto por uma série de sensores, como o de umidade do solo, de umidade do ar, de temperatura e de luminosidade naturezas. O app Hidra Jardins Inteligentes faz uso de tecnologias de internet das coisas (IoT) e computação móvel para realizar a gestão dos equipamentos de forma remota. Toda esta rede de sensores é gerenciada por um microcontrolador central, o qual por sua vez é equipado com uma interface de comunicação Wi-Fi que permite o envio e recebimento de informações pela internet. A solução possui como público alvo, pessoas que gostam de plantas, no entanto, passam grande parte do tempo fora de casa, ou aquelas pessoas que possuem alguma limitação física que podem se beneficiar com a automação para substituir as tarefas físicas como regar as plantas.

Os profissionais que desenvolveram esse software são: Leonardo Rezende, Thiago Magalhães de Brito, Kleysson Morais, Felipe Reis Macedo Barbosa, Ary Henrique Morais de Oliveira e Paulo Atavila Júnior.

 

Rádio UFT FM

Trata-se de um aplicativo híbrido compatível em dispositivos Android e iOS que reproduza a rádio da universidade através de uma streaming, possibilitando que qualquer pessoa que possua um dispositivo móvel com acesso a internet, possa acessar a rádio independente do local, levando música, cultura e informação a comunidade, atingindo o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação em um único produto. Leia mais em: UFT FM lança aplicativo para Android e iOS em reunião na Reitoria.

Os profissionais que desenvolveram esse software são: Kleysson Morais, Felipe Reis Macedo Barbosa, Paulo Atavila Júnior, Valdir Antônio Duarte Júnior e Ary Henrique Morais de Oliveira.

ePerícia

 O sistema ePerícia é um conjunto de produtos de software que visa o auxílio nas atividades padrões de Peritos Criminais e ao apoio à tomada de decisões pelos órgãos de Segurança Pública. Para as atividades realizadas em locais de crimes, o aplicativo mobile possibilita o registro de uma vasta quantidade de informações relacionadas, em substituição aos tradicionais formulários impressos, bem como a marcação de localização, registro fotográfico descritivo, elaboração de croquis e classificação de eventos. Um servidor web, com controle de acesso individualizado, possibilita o gerenciamento dos dados e a produção de relatórios descritivos, quantitativos e manchas criminais, as quais são acessíveis por quem de direito. 

O sistema e-Perícia foi premiado pelo Laboratório de Participação e Inovação para Redução de Homicídios, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça por meio dos editais 01 e 02/2015.

Os profissionais que desenvolveram esse sistema são:  Thiago Magalhães de Brito e Ary Henrique Morais de Oliveira.

STB ABO

Trata-se de um ambiente de sistemas de informação para a coleta, registro, divulgação e análise de dados de atendimento odontológico, ações educativas para a promoção da saúde bucal e distribuição de kits preventivos do programa social “Um sorriso do tamanho do Brasil”, coordenado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) por meio das tecnologias de computação móvel e sistemas de informação para internet. O aplicativo faz a gestão dos atendimentos e acompanhamento da saúde bucal de crianças atendidas pela ABO. A solução possui um sistema de atendimento, jogos educativos e de módulo de gestão de distribuição de kits odontológicos para a população.

A demanda foi apresentada pelo então presidente da ABO Dr. Luiz Fernando Varrone para apoio a ação social realizada pela instituição. O aplicativo tem como público alvo, dentistas, técnicos anotadores, crianças e sociedade em geral.

ABC Kids

A ferramenta é um aplicativo educativo para crianças, que busca facilitar o aprendizado por meio de reconhecimento visual e auditivo das sílabas. A proposta do projeto é contribuir com o conhecimento e alfabetização infantil de forma divertida, e tem como público alvo crianças no período de alfabetização e pais. A demanda de desenvolvimento da solução foi apresentada pelo professor Elisvaldo Ferreira Silva que atua em escolas na cidade de Palmas-TO.

Leia mais
registrado em:
Fim do conteúdo da página