Página inicial > Últimas Notícias > Sorvete que traz benefícios à saúde será uma das atrações na Unitec
Unitec

Sorvete que traz benefícios à saúde será uma das atrações na Unitec

Por Daniel dos Santos | Foto por Vinícius Venâncio | Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 14h20 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h23

Uma das atrações da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) será o sorvete probiótico. O alimento que traz benefícios à saúde humana foi desenvolvido como produto do mestrado da engenheira de alimentos, Drielly Monteiro.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Raphael Pimenta, foi o orientador de Drielly e explicou o processo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Pela primeira vez no Brasil conseguimos isolar uma levedura que tem efeito probiótico, ou seja um microrganismo que faz bem para a saúde humana”.

Para colocar esse benefício à disposição da população, a solução foi aplicar no sorvete e aliar o sabor gostoso com algum fator benéfico. “Conseguimos isolar de forma que a levedura não morresse no processo, e em parceria com uma fábrica de sorvetes em Palmas, desenvolvemos o sorvete com a levedura”, acrescenta.

Teste com a população

Em um teste de análise sensorial foram comparados um sorvete da marca líder de mercado, um sorvete do mesmo sabor sem o microrganismo e o sorvete com o microrganismo. As pessoas provaram sem identificar o que era cada sorvete.

Segundo Pimenta, os resultados do teste indicaram que a levedura não afetou o sabor e a aparência do sorvete. Com isso, a aceitação pelo público o torna economicamente viável. Além disso, o sorvete pode ser vendido por um preço acima da média por conta do valor agregado de trazer benefícios

Probióticos

Probióticos são microrganismos que quando ingeridos vivos trazem benefícios ao organismo e ajudam o corpo humano a desempenhar funções vitais. Os probióticos podem ajudar a prevenir ou tratar algumas doenças. Saiba as principais vantagens:

• Dificulta o estabelecimento de patógenos se alguém se alimenta com algo contaminado;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Estimula o sistema imunológico.
Unitec

Instituições de ensino superior de Palmas, entre elas a Universidade Federal do Tocantins, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem nos dias 21 e 22 de novembro próximos, a I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec). O objetivo do evento é promover e reforçar a aproximação de empresários de vários ramos com o conhecimento que é gerado nas universidades e ambientes acadêmicos.

O evento será realizado no Câmpus de Palmas, das 17h às 22h, nos dois dias. O espaço utilizado será o do hall da Biblioteca Central Professor José Torquato Carolino. Participam do evento, além da UFT e do Sebrae, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), a Faculdade Católica,