Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de popularização da ciência começa nesta quarta (17) em Araguaína
MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

Projeto de popularização da ciência começa nesta quarta (17) em Araguaína

Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 15h53 | Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 17h23

Por meio do projeto de extensão " Do Câmpus para o Campo" e o recente projeto aprovado pela UFT, intitulado "Difundido a Medicina Veterinária para Redução das Desigualdades: Conhecendo nossos Animais, posse Responsável e Controle de Zoonoses"  será realizada uma Feira Demonstrativa da Ciência Animal dividida em duas etapas, no qual a primeira será a II Mostra de Popularização da Ciência que ocorrerá na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia nos dias 17 e 18 de outubro, onde alunos do ensino fundamental e médio serão recebidos pelo corpo docente da Universidade.  A segunda etapa será a II Mostra da Ciência na Praça que ocorrerá na Avenida Via Lago no dia 20 de outubro das 16h às 20h, ambas em Araguaína.

O objetivo do evento é apresentar a ciência à comunidade acadêmica, principalmente aos alunos oriundos de escolas públicas e difundir os seus benefícios sociais e sua função primordial no combate às desigualdades sociais. Durante os dias de realização do evento várias atividades serão realizadas com o objetivo de enriquecer o conteúdo a ser passado, além de estimular o ingresso dessa comunidade à Universidade.

Difundir a ciência

O professor José Neumann, um dos coordenadores do evento destacou a importância da realização da Mostra. "O objetivo do projeto é de divulgar aquilo que se produz de ciência na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia e as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Tocantins no que se refere às ações de pesquisa e extensão. Por meio do projeto nós temos conseguido estimular o interesse pelos cursos oferecidos pela Universidade, com ênfase no de Medicina Veterinária e Zootecnia." Ainda segundo o professor, o evento tem à sua frente, além dele, a professora Ana Paula Gering  do curso de Medicina Veterinária da UFT.

Ana Paula disse que o objetivo central do evento é atingir comunidades carentes da região, não apenas de Araguaína, mas de municípios próximos também. "No projeto nós trabalhamos com o teatro principalmente para crianças e com palestras educativas mostrando o que a gente faz dentro da Universidade.  O grupo de teatro faz uma peça voltado para a veterinária, no qual fala sobre os cuidados mínimos que o animal precisa ter, além também de integrar a comunidade com a UFT."

Confira a programação da primeira etapa do evento: