Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Jornada Interdisciplinar recebe trabalhos até sexta-feira (05)
Início do conteúdo da página
Ppgcom |

Jornada Interdisciplinar recebe trabalhos até sexta-feira (05)

Por Luana Nunes | Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 17h05 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 10h53

Com o tema "A Construção do Conhecimento na Pós-Graduação", o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) recebe até a próxima sexta-feira (05) submissões de trabalhos para a sua III Jornada Interdisciplinar. As inscrições são on-line, e os trabalhos selecionados serão apresentados na tarde do dia 23 de outubro. 

Para submissão, o Autor do artigo deve se atentar às normas estabelecidas pela organização do evento. Os resumos expandidos devem seguir template próprio, disponível no link https://goo.gl/YgtjiN , e o arquivo ser enviado em formato .DOCX. As submissões podem ser feitas acessando http://bit.ly/jornadappgcom 

GT's

Os trabalhos devem estar alinhados com um dos Grupos de Trabalhos (GT's) da Jornada, que seguem o perfil das Linhas de Pesquisa do PPGCom. Para o evento, os GT's abordam os seguintes temas:

GT1 - Jornalismo, Mídias e Cultura

Devem abordar temas relacionados ao Jornalismo: história do Jornalismo; mudanças e permanências nas diversas dimensões do Jornalismo; e dinâmicas contemporâneas dos diversos gêneros ou editorias – política, cultural, econômica, dentre outras. Abarca ainda os estudos de mídia e cultura e sua interface com as tecnologias, especialmente no que tange ao universo das mídias e seus desdobramentos na sociedade contemporânea: análise do papel da imagem em diferentes suportes; e estudos de Jornalismo nas mídias tradicionais, nas mídias sociais e no ciberespaço. Envolve também assuntos interdisciplinares com propostas teóricas e metodológicas diversas envolvendo os temas centrais.

 

GT2 - Comunicação, Poder e Identidades

Devem contemplar as relações entre comunicação, identidades culturais e poder, considerando as mediações presentes nos processos comunicacionais na vida cotidiana a partir do olhar da diversidade cultural, como ações articuladoras de novas práticas sociais e fomentadoras de novas atitudes e mentalidades sobre a sociedade. Abrange ainda as diferentes concepções de identidade e suas relações com os discursos midiáticos, nos seus diversos suportes, gêneros e formatos, os processos de construção, as relações de poder e as formas de mediação e interação na sociedade civil, com enfoque para as práticas culturais envolvendo o estudo da alteridade, do poder e das identidades, bem como o impacto destas relações nos processos de formação do profissional da comunicação. Os temas podem também envolver a mídia e os processos de construção de identidades; do estudo das identidades nacionais, minorias e transculturalidade na cultura mediática; da comunicação, memória, e imaginário e suas interrelações com o patrimônio material e imaterial e as especificidades do espaço urbano e rural; da articulação entre a comunicação e à cultura popular e os processos de produção de subjetividades, e dos processos e políticas de formação em comunicação e Jornalismo. 

 

O Evento

Em sua terceira edição, a Jornada Interdisciplinar ocorre entre os dias 22 e 23 de outubro, no Câmpus de Palmas, e conta com programação diversa.

Na palestra de abertura, o prof. Dr. Paulo Cunha, da Universidade Beira do Interior - Portugal, aborda a relação entre Cinema e Estudos Comunicacionais. O Cinema volta a ser foco no dia 23, com a exibição da Mostra Universitária de Cinema Português. No mesmo dia, a pesquisa na pós-graduação é tema em mesa-redonda durante toda manhã, e na palestra de encerramento que ocorre à noite. 

 

registrado em:
marcador(es): PPGCom,Jornalismo
Fim do conteúdo da página