Página inicial > Últimas Notícias > Projeto e ação auxiliam acadêmicos do Câmpus de Palmas
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!

Projeto e ação auxiliam acadêmicos do Câmpus de Palmas

Por Thais Oliveira | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 09h14 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 09h14

Turma de nutrição (Foto: Thais Oliveira)Acadêmicos do 5º período do curso de Nutrição estão realizando o projeto "Amigo Anjo", que permite trocas de cartas entre alunos e professores da turma, visando a qualidade da saúde mental. Um dos intuitos do projeto é fazer com que os envolvidos se sintam bem emocional e psicologicamente.

De acordo com a organização da ação, o estudante que recebe a carta do "amigo anjo" não sabe quem escreveu ou lhe presenteou com algo; com isso a pessoa se sente mais interessada em receber mais cartas de motivação. A intenção é promover a interação entre os alunos e motivar os colegas de turma e incentivá-los a finalizar a graduação.

Ana (nome fictício) que é aluna do curso de Nutrição revelou que em alguns momentos até se emociona quando lê as frases que recebe. "Cada frase que recebo é uma alegria, meu dia fica mais leve e me sinto mais motivada". Ela ainda comenta que mudou sua forma de se ver diz que o que seus colegas escreveram sobre ela permitiu que sua autoestima mudasse. "Essa troca de frases, além de nos fazer bem, reforça nosso valor como humano", completa.

Roda de conversas

O Setor de Apoio ao Estudo e à Carreira (Apec) do Câmpus de Palmas realiza projeto que objetiva permitir que os alunos conversem sobre suas questões de angústia, algo que tem acometido diversos estudantes na Universidade. Para que uma turma possa participar, é necessário entrar em contato com o Apec para execução da Roda de Conversa.

A pedagoga do Apoio Psicopedagógico, Daniela Cardoso, diz que a conversa é um espaço de escuta e um momento em que todos podem falar sem receio de ser julgado. "É um momento que o estudante tem, para junto com seu colegas, falar de suas experiências da vida acadêmica, seus medos, aflições, e as soluções que encontrou que também possa servir ao outro". Ela frisa ainda que "é um momento de troca, que talvez em outros espaços  o estudante não encontre a mesma oportunidade de desabafo". Ela completa afirmando que Roda de Conversa é a oportunidade para o estudante falar aquilo que está lhe afligindo e também ser percebido.

A ação pode ser temática, permitindo ao estudante desenvolvimento de estratégias de estudo como: organização e gerenciamento de tempo. A pedagoga fala que os benefícios aos participantes das rodas de conversas vão desde a aquisição de estratégias para sucesso na vida acadêmica à troca de experiências entre colegas de turma. "Esse projeto é um espaço de escuta e incentivo para que a pessoa fale de suas angústias do dia a dia e dos conflitos na universidade; isso proporciona ao estudante uma boa qualidade de saúde mental e emocional", finaliza.

Contatos:

Telefone: (63) 3229-4745