Página inicial > Últimas Notícias > IV Sedres debate perspectivas para o desenvolvimento regional em Palmas
PPGDR

IV Sedres debate perspectivas para o desenvolvimento regional em Palmas

Por Poliana Macedo | Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 09h55 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 08h32

Com abertura oficial na noite dessa terça-feira (04), no Centro Universitário de Ciência, Cultura e Artes (Cuica), no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o IV Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres) reuniu cerca de 220 pesquisadores, estudantes e docentes nacionais e internacionais da área. O evento segue até o dia 06 de setembro.

Mesa de Autoridades na abertura do IV Sedres (Foto: Poliana Macedo)Mesa de Autoridades na abertura do IV Sedres (Foto: Poliana Macedo)

A conferência de abertura contou momento cultural e apresentação do cantor tocantinense Dorivã e a banda da Polícia Militar do Estado do Tocantins na execução do Hino Nacional. Na mesa de abertura, estiveram presentes autoridades da área, dentre eles: Ana Lúcia de Medeiros, vice-reitora da UFT, Eduardo Nobre, presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur); Raphael Sanzio, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFT, Márcio da Silveira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Alex Pizzio, coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Waldecy Rodrigues, coordenador geral do evento.

Professor Adolfo Sánchez Almanza e público do evento durante palestra de abertura do IV Sedres  (Foto: Poliana Macedo)Professor Adolfo Sánchez Almanza e público do evento durante palestra de abertura do IV Sedres (Foto: Poliana Macedo)

Foi realizada ainda, a palestra "Perspectivas para o desenvolvimento regional na América Latina: o caso do México" proferida pelo Prof. Dr. Adolfo Sánchez Almanza, da Universidade Nacional do México, além do lançamento de livros no final do evento.

Programação

Na programação desta quarta-feira (05), no período da manhã ocorre a palestra "Meio Ambiente, Planejamento e Ordenamento Territorial" com o Prof. Dr. Peter Roebeling  da Universidade de Aveiro - Portugal, no auditório do Cuica, e em seguida duas mesas-redondas: "Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional", no auditório do Bloco III; e "Desenvolvimento Regional: a construção de um campo de saber?", no auditório do Bloco IV.

No período da tarde, a programação do Sedres inicia com a apresentação de mais de 230 trabalhos aprovados, durante as Sessões Temáticas. Nas Sessões Temáticas serão apresentados os trabalhos científicos de pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas. Ao todo são seis temáticas de apresentações, sendo: Estado, Instituições e Políticas Públicas; Estudos Teóricos e Metodológicos em Desenvolvimento Regional; Cultura, Turismo e Desenvolvimento; Dinâmicas Socioeconômicas no Território; Ambientes e Desenvolvimento no Território;e, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Parcerias

O Sedres têm a parceria da Universidade Federal do Tocantins, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), além do Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.

Sedres

O evento, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), traz nessa edição o tema “Democracia e Desigualdades Regionais”. Na programação do evento estão palestras, mesas-redondas e sessões temáticas com apresentações de trabalhos de todas as partes do país.

Mais informações sobre inscrição e programação na página oficial do evento.

Confira as fotos da primeira noite do evento!

marcador(es): Palmas,PPGDire,Home,PPGDR