Página inicial > Últimas Notícias > Seminário discute importância da avaliação institucional nas universidades
CPA

Seminário discute importância da avaliação institucional nas universidades

Por Thais Oliveira | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 16h37 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 17h26

Uma palestra sobre a importância da Avaliação Institucional dentro das universidades, mobilizou técnicos e professores nesta quarta-feira (29), no Bloco D (Anfiteatro), no Câmpus da UFT em Palmas. A palestra foi ministrada pela presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal Fluminense (CPA/UFF), professora Virgínia Dresch. Participaram representantes de pró-reitorias, diretorias, coordenações administrativas e da graduação e pós-graduação.

Segundo Virgínia, "avaliar a universidade permite também agregar uma análise dos resultados. Estes trazem um apanhado de conhecimentos sobre gestão e vida acadêmica". Ela discorreu ainda que a geração de debates por meio das avaliações institucionais, faz com que se veja o que está ocorrendo de forma direta e indireta, "como, por exemplo, demonstrar a influência de fatores econômicos dos discentes", complementou.

A palestrante destaca que a avaliação institucional é o 'calcanhar de Aquiles" de todas as universidades. "A legislação exige que todas a universidades tenham uma área de avaliação institucional, que tenham uma Comissão Própria de Avaliação, definido por uma lei", diz, enfatizando que o que se percebe é que não dão uma importância devida à comunidade que, por sua vez, tem muita dificuldade de construir uma cultura de avaliação, que não seja uma avaliação de caráter punitivo. "De maneira geral deve-se pensar nas melhorias contínuas dos processos. Por exemplo os estudantes verificam dificuldades nas disciplinas em relação a professor e carga horária, sendo as avaliações um canal institucional das demandas que tragam posteriores análises para aprimoramento dos envolvidos nas instituições de ensino", destaca.

Mais interação

Virgínia disse que cursos de  capacitação para servidores e professores permitem uma melhor interação dos envolvidos dentro da Universidade. A busca de novas metodologias de ensino, que transitam em uma comunicação contínua, pode gerar novas práticas e novas maneiras de ensino.  A presidente da CPA da UFT, professora Kátia Rose Oliveira de Pinho, disse que "considerando a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) podemos alcançar a excelência até o ano de 2022". Ela frisa ainda que é preciso ter instituída na UFT a cultura de avaliação, "pois se a Universidade é avaliada, consequentemente ela melhora; com isso, se vê a importância deste seminário", pondera.

O seminário de Avaliação Institucional continuará até esta quinta-feira (30), com início às 8h, no auditório do Bloco III, quando está prevista a realização de uma mesa-redonda que debaterá sobre  "Avaliação In loco e os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação: Relatos de experiências".

marcador(es): Reitoria,Proap,Home,CPA