Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mapeamento revela que 65% das agressões à pessoa idosa em Palmas são psicológicas
Início do conteúdo da página
PPGPJDH

Mapeamento revela que 65% das agressões à pessoa idosa em Palmas são psicológicas

Por Fábio Almeida (Assessoria UMA) | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 10h48 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h51

Lamounier (d) durante a apresentação dos dados sobre a violência contra a pessoa idosa em Palmas (Foto: Fábio Almeida/Divulgação UMA)Lamounier (d) durante a apresentação dos dados sobre a violência contra a pessoa idosa em Palmas (Foto: Fábio Almeida/Divulgação UMA)Mais da metade (65%) das agressões contra pessoas idosas em Palmas, entre os anos de 2012 a 2017 foi de cunho psicológico. É o que revelou o trabalho dissertativo de mestrado de Eurípides do Carmo Lamounier, que é presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e defendeu o trabalho - intitulado "Violência contra a pessoa idosa: mapeamento dos delitos contra a pessoa idosa no município de Palmas-TO (2012-2017)", no Programa de Pós-graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos".

O trabalho foi apresentado na última terça-feira, no prédio do programa de extensão da UFT, a Universidade da Maturidade (UMA). A dissertação foi orientada pela professora Dr.ª Patrícia Medina e teve como avaliadoras as professoras Dr.ª Angela Issa Haonat e Dr.ª Neila Osório, coordenadora nacional da UMA.

A pesquisa mostrou que das espécies de violências praticadas contra esses indivíduos no município de Palmas entre 2012 a 2017, 65% é violência psicológica, 24% violência física, 10% violência financeira e 1% é abandono. Esses e outros dados estão em uma cartilha que é fruto da pesquisa.

Lamounier destacou que “um dos grandes problemas que afligem a população idosa é a sua exposição à violência, tendo em vista a sua situação de vulnerabilidade, uma vez que não se encontram com as mesmas condições físicas, psicológicas e até mesmo financeira da população jovem adulta”.

registrado em:
marcador(es): Palmas,PPGPJDH,UMA
Fim do conteúdo da página