Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação de extensão encerra atividades da disciplina de TREJ
Início do conteúdo da página
novas práticas

Ação de extensão encerra atividades da disciplina de TREJ

Por Luana Nunes | Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 16h05 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 16h33

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) o encerramento das atividades da disciplina de Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística (TREJ) com a realização do segundo encontro do projeto de extensão Acesso e Análise de Dados Estatísticos para a Produção de Notícias. Coordenado pela professora Daniela Soares, que também ministra a disciplina, o minicurso é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio da parceria, o minicurso pretende aprimorar a habilidade dos alunos em acessar, pesquisar e interpretar dados estatísticos que são disponibilizados em diferentes plataformas utilizadas pelo IBGE. No projeto, o IBGE é representado pelo Supervisor de Disseminação de Informações e coordenador da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC) da Unidade Estadual do Tocantins, Paulo Ricardo Amaral. De acordo com Daniela Soares, trazer esse curso para a disciplina estimula a habilidade dos alunos em levantar pautas e produzir notícias, além de mostrá-los novas técnicas de pesquisa em bancos de dados. 

Paulo Amaral (IBGE) no primeiro encontro com a turma de TREJ, do 3º período (Foto: Daniela Soares)

Daniela completa dizendo que a escolha pelo IBGE se deu pelo volume e potencial de informações fornecidas pelo Instituto. "O IBGE é uma grande fonte de informação, em diferentes áreas, e a medida que o aluno consegue dominar a navegação no banco de dados do Instituto, que é acessível a qualquer pessoa, é possível descobrir novas pautas e novas abordagens." O curso explorou ainda, de forma crítica, como os dados podem ser lidos e interpretados, fugindo da análise puramente estatística. 

Minicurso
Intitulado "Acesso e Análise de Dados Estatísticos para a Produção de Notícias", o minicurso teve carga horária total de 8 horas dividas em dois encontros presenciais, voltado, prioritariamente, aos alunos do 3º período do curso de jornalismo, como complemento à disciplina de Técnicas de Reportagem, Entrevista e Reportagem Jornalística. 

registrado em:
marcador(es): Jornalismo
Fim do conteúdo da página