Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de enfermagem realizam pesquisa sobre higienização das mãos no HDT-UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h44

“A higienização das mãos é uma prática contínua e essencial em qualquer unidade de saúde”, esta foi a premissa que motivou os estudantes do 8º período do curso de enfermagem, Maria Domingas de Moura Ferreira e o Lucas Vinícius Dias Pereira a realizarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tendo em vista também o perfil assistencial em doenças infectocontagiosas.

Durante entrega do Banner aos representantes do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Após conclusão da pesquisa, que foi realizada entre os dias 22 de abril a 11 de maio, os acadêmicos doaram um banner com informações sobre a classificação da higienização das mãos que podem ser: simples, cirúrgica e a anticéptica. “Ficamos bastante satisfeitos com o resultado, acreditamos ter alcançado o objetivo da pesquisa que foi verificar o conhecimento dos profissionais da enfermagem sobre o procedimento em estudo”, explicaram.

Os dois estudantes do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) analisaram por meio dos questionários aplicados antes e após ação educativa, no qual foram in loco debater com os profissionais sobre o tema proposto a fim de averiguarem e atualizarem sobre a teoria correta da higienização das mãos. O trabalho não avaliou sobre a prática.

Protocolo
Com relação à temática discutida, o enfermeiro e chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Jáder José Rosário da Silva lembrou que o primeiro protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) implantado no hospital foi o de “Higienização das Mãos”, em agosto de 2017, com o objetivo de estimular esta prática, visto que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, pois é parte fundamental no controle das infecções. Além disso frisou que são realizadas várias ações e campanhas para estimular diariamente a aplicação da técnica.

Pesquisa
O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa, professor Diógenes de Sousa Neto, enfatiza a importância da pesquisa para a formação acadêmica do aluno. “Esta experiência certamente contribui com o amadurecimento acadêmico e pessoal do discente, despertando nele o espírito crítico para identificar problemas e propor soluções dentro das práticas de atenção à saúde”, disse, reforçando que no HDT-UFT já dispõe de normas internas e de um Comitê de Ética em Pesquisa em funcionamento para a realização de pesquisas na área da saúde.

Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT