Página inicial > Últimas Notícias > Palestras sobre produção agrícola atraem público ao estande da UFT
UFT NA AGROTINS

Palestras sobre produção agrícola atraem público ao estande da UFT

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 11h29 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 11h35

A estrutura da UFT na Agrotins contou nesta quarta-feira (9) com uma série de palestras no auditório do estande, abordando temas sobre o solo e cuidados para a saúde da produção agrícola.

A palestra Colletotrichum Cliviae, um novo desafio na cultura de soja, da professora Moab Diany Dias, tratou sobre o patógeno Colletotrichum Cliviae, descoberto em 2014 pela própria professora. “Foi encontrado no Tocantins, é um patógeno com potencial destrutivo elevado e que requer muita pesquisa pra conhecimento da sua biologia, seu comportamento, sua distribuição no estado. Esse levantamento ainda deve ser feito pra se ter uma noção da real problemática do que esse patógeno pode vir a trazer”, relata a professora Moab. Ela alerta ainda que o patógeno pode causar vários sintomas como lesões nos caules, nas folhas e nas vagens, sendo importante o conhecimento para os produtores de soja.

Já o estudante de mestrado do Câmpus de Gurupi, Gilberto Coutinho, palestrou o tema Manejo de plantas daninhas na cultura da mandioca, abordando a importância do controle dessas plantas que competem com a mandioca e podem prejudicar a cultura. Dada a importância da produção da mandioca no Brasil, foram abordados métodos de controle, que são o controle mecânico, através de capina manual ou motorizada e o controle químico. Sobre o último, Gilberto apresentou a enxada química, que consiste em um equipamento feito por canos de PVC e corda que evita o contato com o produto.

Durante o dia, ainda ocorreram outras palestras, foram elas: Estratégias para diminuir a compactação do solo nos campos agrícolas, do professor Márcio Nikkel; Preparo do solo para produção de hortas sustentáveis, do palestrante Thiago Lazari e Eficiência da inoculação de Trichoderma e Purpureocillium na cultura da soja no Tocantins, pelo professor André Henrique Gonçalves.

A programação de palestras segue até sexta-feira, confira.