Página inicial > Últimas Notícias > Roda de Conversa debate os desafios e a resistência dos indígenas na Universidade
Miracema

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 14h44 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 14h44

Debater com a comunidade acadêmica e sociedade as questões pertinentes aos estudantes indígenas da UFT, ouvindo os próprios acadêmicos indígenas. Este é o principal objetivo da primeira "Roda de Conversa: Desafios e Resistência dos indígenas na UFT", que acontece no próximo dia 10 de abril, a partir das 9 h, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Câmpus de Miracema. De acordo com a organização, o debate é destinado a indígenas ou não, docentes, professores e toda comunidade indígena ou não do entorno.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Política Social, Intersetorialidade e Interdisciplinaridade (Gepsi), Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) e o Grupo de Trabalho Indígena (GTI). A frente desses grupos estão as professoras  Silvia Costa, Maria Helena Cariaga e Rose Negreiros, do Curso de Serviço Social e a professora  Layanna Giordana do curso de Pedagogia.

De acordo com a vice líder do Gepsi, professora  Silvia Costa, esta é a primeira edição da roda de debate, mas o intuito é que o evento possa acontecer todos os anos no mês em que se celebra o dia do índio. "O objetivo do evento é desconstruir estereótipos criados em torno dos indígenas, dando lugar de voz e fala à eles. Eles trarão relatos sobre as dificuldades em cursar uma universidade, bem como os egressos falando das dificuldades depois de formados. Por isso, a participação de todos é fundamental, pois só assim desconstruiremos esses estereótipos e veremos a história de luta e resistência dos indígenas para estarem numa universidade", ressalta.

Matutino: às 9h

- Abertura oficial do evento

- Apresentação cultural

- Mesa redonda com os indígenas – mediação profa. Rosemary negreiros e layanna giordana

Vespertino: 14h30min

- Apresentação de projetos de pesquisa e tcc de discentes indígenas

- Venda de artesanatos

Noturno: 19h

-Mesa redonda com os indígenas – mediadora profa. Maria helena cariaga

- Encerramento com apresentação cultural

- Pintura corporal: acontecerá durante todo o dia, paralelamente ao evento.

marcador(es): Miracema,Home,GTI,Pimi