Página inicial > Últimas Notícias > Filme e debates para comemorar o Dia do Bibliotecário, nesta quarta (14)

Filme e debates para comemorar o Dia do Bibliotecário, nesta quarta (14)

Por Isabela Leão (UFTFM) | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 17h41 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 18h09

Será realizado nessa quarta feira (14), no Câmpus da UFT em Palmas o Seminário de universalização das bibliotecas: desafios e possibilidades.  O evento visa, além de celebrar o Dia do Bibliotecário - comemorado no dia 12 de março -, debater tanto a profissão quanto a prática bibliotecária em bibliotecas escolares, terceirizadas, públicas, em especial frente à Lei Federal 12.244/2010, que prevê que até 2020 todas as bibliotecas tenham pelo menos um livro por aluno no acervo.

Segundo Marcos Felipe Gonçalves Maia, coordenador da Biblioteca Central e do programa de extensão Biblioteca Viva, essa reflexão é importante para “entender o panorama, a realidade, os desafios e as possibilidades da universalização das bibliotecas, como prevê a Lei e os projetos que estão em andamento na Câmara e no Senado Federal”.

A programação tem início às 12h com a exibição do filme “Escritores da Liberdade” no primeiro piso da Biblioteca; haverá uma mesa de abertura às 14h15, e as mesas temáticas a partir 15h, realizadas no auditório do Bloco 3. Os temas discutidos serão “Bibliotecas: desafios e possibilidades”, voltada em especial às do Tocantins, e “Bibliotecas: entre educação e direitos humanos”, tratando especialmente da transformação social por meio da leitura. O encerramento será às 17h, e contará com um momento cultural e sorteio de brindes.

Bibliotecários de todo o Estado foram convidados para o evento, que é uma iniciativa do programa de extensão Biblioteca Viva em parceria, Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Secretaria de Educação (Seduc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Biblioteconomia 2ª região (CRB 2) e a ONG Human Library da Dinamarca.

Programação em comemoração ao Dia do Bibliotecário
marcador(es): Palmas,Biblioteca,Proex,Home