Página inicial > Últimas Notícias > Evento de integração marca o início das atividades dos residentes médicos no HDT-UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 11h12 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 11h18

Nos dias 1º e 02 de março, solenidade de acolhimento e integração marcaram a entrada dos nove residentes aprovados no primeiro processo seletivo realizado pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína (TO). Os programas de residências médicas são nas áreas de Família e Comunidade, Oftalmologia, Pediatria, Infectologia e Clínica Médica.

Integração com os novos residentes do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
O Gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio de Oliveira dos Santos Júnior, lembrou o longo processo, de muitos desafios que durou dois anos até culminar na autorização dos programas. “É uma imensa satisfação ver o semblante dos residentes motivados com esta conquista no qual professores, alunos e pacientes serão beneficiados com a inserção destes profissionais nas atividades do hospital”, completou.

Na ocasião, o secretário de saúde da Prefeitura de Araguaína, Jean Luís Coutinho reforçou a relevância da fixação dos médicos na região. “O mais importante são os projetos que eles podem desenvolver para a comunidade; a secretaria tem um vasto material, dados, números, tudo isso catalogado para desenvolvimento de estudos, por isso precisamos desta parceria através destes profissionais que estão iniciando a residência para facilitar e desenvolver a melhor saúde para a população”, disse.

Durante visita dos residentes aos departamentos no hospital conduzida pelo gerente de ensino e pesquisa (Foto: Daianni Parreira)

O médico residente em infectologia Marcelo Athayde Vieira falou sobre o evento de integração. “Achei fundamental esse primeiro contato com as coordenações dos setores que oferecem direta e indiretamente a assistência aos pacientes, uma apresentação da complexidade dessa assistência especializada, e toda a dinâmica interna desses setores e a importância intrínseca de cada um e a inter-relação nessa sinergia que potencializa os resultados positivos do cuidar”, ressaltou.

Sobre as expectativas em relação ao serviço de infectologia, o residente enfatizou ser uma oportunidade ímpar de absorver conhecimentos específicos e altamente complexos do manejo das enfermidades e a possibilidade de desenvolver estudos e métodos novos, “realmente um potencial acadêmico científico excelente, acredito que muitos trabalhos e pesquisas serão desenvolvidos”, concluiu.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT