Página inicial > Últimas Notícias > UMA promove colóquio sobre exclusão e violência contra a pessoa idosa
DIREITOS HUMANOS

UMA promove colóquio sobre exclusão e violência contra a pessoa idosa

Por Fábio Almeida (Assessoria da UMA) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 10h40 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 10h41

Foto ilustrativa (Fonte: Pixabay/CC0)"A exclusão social e a violência contra a pessoa idosa" é o tema do 1º Colóquio que será realizado pelo programa de extensão Universidade de Maturidade (UMA), no Câmpus da UFT em Palmas. O evento terá início nesta terça-feira (27), a partir das 19h, no auditório do prédio do programa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente acessando o formulário online. A carga horária será de 8 horas.

O objetivo do evento é oportunizar a esse público discussões sobre as transformações, impactos e perspectivas relacionadas ao envelhecimento humano, em especial, sobre os processos de exclusão social e violência contra a pessoa idosa no Tocantins.

O Colóquio é voltado para pesquisadores, extensionistas, estudantes de programas de pós-graduação lato e stricto sensu, estudantes de cursos de graduação, estudantes da Universidade da Maturidade da UFT voltados e interessados nos estudos interdisciplinares que articulem as questões da exclusão social, do envelhecimento humano e da violência contra a pessoa idosa.

A organização do Colóquio é do Núcleo Interdisciplinar em Direitos Humanos (Niedih) e do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH),  além do próprio programa de extensão UMA. A pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e os grupos de pesquisa Pro-gero e Forprof (UFT/CNPq) apóiam o evento.

Programação

Nesta terça (27), a temática de abertura será às 19 horas abordando as "Relações Intergeracionais e Violência: a importância da Educação Gerontológica no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa". Participarão dessa temática inicial a professora Dr.ª Denise de Barros Capuzzo (Pedagogia/PPGE-MP/UFT) e o professor Dr. Denilson Barbosa de Castro (História/NIEDIH-UFT), com mediação do professor Dr. Paulo Fernando de Melo Martins (Pedagogia/PPGPJDH-UFT).

Na quarta-feira (28), das 9h às 12h, ocorre uma roda de conversa com o tema "Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento Humano e Direitos da Pessoa Idosa", com mediação do professor Dr. Luiz Sinésio Neto (Medicina/PPGES/UMA-UFT/Coordenador Geral da UMA). Das 14h às 16h, o tema “Violência e Desigualdade Social: desafios na construção de uma sociedade democrática" será abordado pela professora Dr.ª Patricia Medina (Pedagogia/PPGPJDH/UFT), Cynthia Paula (MPE-TO/PPGPJDH-UFT), Kátia Néia (DPE-TO/PPGPJDH-UFT) e José Maria Lima (TJ-TO/PPGPJDH-UFT), com mediação da professora Dr.ª Neila Osório (Pedagogia/ PPGE/Coordenadora Nacional da UMA-UFT).

marcador(es): Proex,PPGPJDH,UMA,PPPGE,Niedih