Página inicial > Últimas Notícias > Oficinas de Extensão movimentam o Câmpus de Arraias
Tempo Universidade

Oficinas de Extensão movimentam o Câmpus de Arraias

Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 11h27 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 11h28

O curso de Educação do Campo de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vêm realizando no mês de janeiro, em regime de alternância até o mês de julho, uma série de atividades ministradas por alunos do curso e monitoradas por professores. A ação faz parte da programação do Projeto de Extensão intitulado Tempo Universidade (TU).

De acordo com a organização, durante esses meses, trezentos e vinte alunos do curso de Educação do Campo se alojam no câmpus em semi-internato para realizarem as aulas do TU. Dentro da programação, desde o dia 08 de janeiro está sendo realizado oficinas destinadas aos alunos de Educação do Campo e os demais cursos do campus:  Pedagogia, Matemática e Turismo. Dessa forma, a comunidade acadêmica se envolvem em todas as atividades artísticas, culturais e pedagógicas promovidas.

Oficinas

As oficinas fazem parte dos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos os próprios alunos e se encerram no dia 01 de fevereiro. Esses monitores, recebem as orientações dos professores e colocam em prática os conteúdos estudados em sala, como a oficina de  percussão - ministrada pelo percussionista Paulinho Bafafá (Paulo Renato Franco) – tem o objetivo de trabalhar ritmos afro-brasileiros básicos e a técnica para tocar diversos instrumentos de percussão – surdos, tambores, pandeiros, caixas, atabaques, triângulos etc., bem como a oficina de música e instrumentos tradicionais das comunidades quilombolas - ministrada por Dominga Natália Moreira dos Santos Rosa. Nesta oficina os participantes fabricam os instrumentos tradicionais da comunidade Engenho I (Sitío Histórico Kalunga) de Cavalcante/GO, aprendem a tocá-los e a dançar a sussa e a curraleira.

Outra oficina é a Educampinho – ministrada por Silvaneide Silva Rocha. O objetivo é a musicalização infantil por meio de aulas de flauta- doce em grupo para as crianças que acompanham os seus pais durante o TU. As crianças têm idades entre os 6 e 10 anos.

De acordo com a organização, como parte das atividades haverá uma apresentação artística, no próximo dia 26, às 19 h no auditório do Campus de Arraias  e será aberta à comunidade, onde se apresentarão alunos das classes de violão, teclado, flauta, canto, coral universitário, Orquestra da Oficina de cordas e das oficinas de percussão, música e instrumentos tradicionais - sussa e educampinho.

Confira as fotos