Página inicial > Últimas Notícias > Aumenta participação da comunidade acadêmica na Avaliação Institucional
CPA

Aumenta participação da comunidade acadêmica na Avaliação Institucional

Por Poliana Macedo | Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 11h55 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 11h55

Organizada pela a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Avaliação Institucional 2017 coletou 1.730 respostas por meio de formulário online disponibilizado no período de 15 de novembro a 15 de dezembro. Neste ano, a participação da comunidade acadêmica saltou de 806 respostas da avaliação do ano anterior para 1.730 respostas, sendo dessas 51,3% de alunos, 31% de docentes e 17,7% de técnicos-administrativos.
A Avaliação Institucional 2017 tem o objetivo de avaliar o desenvolvimento institucional e as políticas acadêmicas da instituição, onde a comunidade acadêmica pode opinar sobre a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem da UFT. Os dados completos da avaliação serão divulgados no mês de março, conforme diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), nas reuniões dos Conselhos Superiores da Universidade.
De acordo com a presidente da CPA, professora Mariela Cristina Ayres, a avaliação institucional só foi possível porque a comunidade acadêmica abraçou a ideia. “Quando todos podem se expressar democraticamente a instituição se fortalece, e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Diretoria de Comunicação (Dicom) foram fundamentais na divulgação e no processo como um todo”, ressaltou.

Histórico
Desde 2013, esta foi a avaliação com maior participação da comunidade acadêmica no decorrer dos anos. Sendo 1.231 respostas no primeiro ano da pesquisa, outras 1.195 respostas em 2014, um total de 1.127 no ano de 2015, e, em 2016, 803 respostas devido na época da campanha de Avaliação Institucional ter ocorrido em 6 câmpus da UFT o Movimento "OCUPA", por isso a baixa adesão.

CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de representação acadêmica e social permanente responsável pelo processo de avaliação interna institucional da Universidade. Sua finalidade é implementar o processo de auto avaliação (avaliação interna) em caráter institucional e coordená-lo de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e em consonância com as diretrizes internas, os princípios e critérios definidos pela Universidade, respeitando as especificidades de suas atividades e sua missão institucional.

marcador(es): Home,PDI,CPA