Página inicial > Últimas Notícias > Palestra e mesa de debates abrem as comemorações de dez anos do PPGDR
PALMAS

Palestra e mesa de debates abrem as comemorações de dez anos do PPGDR

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 13h31 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 18h33

Professor Oliveira (e) durante palestra na abertura das comemorações dos 10 anos do PPGDR/UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)Professor Oliveira (e) durante palestra na abertura das comemorações dos 10 anos do PPGDR/UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)As comemorações dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins tiveram início na manhã desta terça-feira com palestra e mesa-redonda, no auditório do prédio do Programa, no Câmpus da UFT em Palmas. A palestra sobre "Parcerias estratégicas para o Desenvolvimento Regional - Tecnologia, Inovação e Indústria" foi proferida pelo professor e coordenador do PPGDR da Universidade de Taubaté (Unitau), Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira.

Durante sua fala o professor Oliveira destacou a importância das parcerias estratégicas para a promoção do desenvolvimento regional; enfocou que o desenvolvimento deve ser endógeno (de dentro para fora) e que deve abranger não apenas a dimensão econômica, mas também a social, cultural, ambiental e tecnológica. Dissertou que os vetores do desenvolvimento passam pela Ciência, Tecnologia e Inovação; parcerias estratégicas e pela visão empreendedora, reforçando que a criatividade também é requerida. "A inovação deve ser aberta, e viabilizada por meio das parceiras estratégicas", pontuou o palestrante, ressaltando que as boas parcerias trazem benefícios para todas as partes, ou seja, devem ser mútuas.

Debate

Edglei Rodrigues, José Roberto Fernandes, Waldecy Rodrigues e Edson Oliveira (e p/ d) na mesa de debates (Foto: Samuel Lima/Dicom)Edglei Rodrigues, José Roberto Fernandes, Waldecy Rodrigues e Edson Oliveira (e p/ d) na mesa de debates (Foto: Samuel Lima/Dicom)Em seguida, o professor Oliveira participou de uma mesa-redonda com o professor Dr. Waldecy Rodrigues, coordenador do PPGDR da UFT; José Roberto Fernandes da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o egresso do curso de mestrado do Programa, Edglei Rodrigues. Enfocaram rapidamente suas visões sobre o desenvolvimento regional e responderam a questionamentos do público presente.

Após a mesa-redonda foi feito o lançamento do Instituto de Desenvolvimento Territorial do Centro Norte Brasileiro (IDT Centro Norte), apresentado pela Dr.ª Lilian dos Santos Fontes Ferreira e pelo Dr. Thiago José Arruda, ambos da UFT.

Confira, abaixo, outras fotos da programação ocorrida pela manhã:

Programação

As comemorações prosseguem com programação de abertura oficial na parte da noite, no auditório do Bloco IV (Reitoria), a partir das 19h desta terça-feira (21). Além da mesa de abertura será feito o lançamento de livros do Programa e ocorrerá uma palestra com o professor Dr. Jandir Ferreira de Lima.

Ocorrerá uma mesa de debates com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano e o professor Dr. Nilton Marques (PPGDR/UFT). É prevista ainda uma Festa das Nações, após as atividades acadêmicas, com apresentação cultural e culinária promovida por alunos do PPDGR e que são oriundos de países como Honduras, Angola, Colômbia e Haiti.

Confira, na imagem abaixo, a íntegra da programação:

(Clique na imagem para vê-la maior)

marcador(es): Palmas,Home,PPGDR