Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre o poder político e políticas públicas será lançado nesta terça

Livro sobre o poder político e políticas públicas será lançado nesta terça

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 17h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 18h01

Nesta terça-feira (21), no bloco IV (prédio da Reitoria) do Câmpus de Palmas, será lançada às 20h, a obra "Poder político e políticas públicas", organizada pela professora Mônica Aparecida do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e pela mestre em Desenvolvimento Regional, Michelle Cilli. O lançamento faz parte da programação do evento que comemora os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e será distribuído pela Editora Universitária (EdUFT) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A obra, pensada no âmbito do Projeto Cátedras Ipea/Capes para o Desenvolvimento, busca homenagear Raymundo Faoro, jurista considerado um dos grandes pensadores do Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras. Seu objetivo pretende, com base no pensamento de Faoro sobre o patrimonialismo no Brasil, averiguar em que medida a forma como o poder político se constitui é manifestado e como ele afeta as políticas públicas.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e uma das organizadoras do livro, Mônica Aparecida, diz que inicialmente se pretendia apenas reunir trabalhos em coautoria com seus orientados do Mestrado em Desenvolvimento Regional, apresentando relatos de pesquisas empíricas sobre políticas públicas, com base teórica fundamentada na perspectiva de Faoro. "Entretanto, com o passar do tempo, o livro sofreu algumas alterações; foram incorporados textos de outros pesquisadores que, de algum modo, discutem políticas públicas. A co-autora, Michelle Cilli, foi fundamental na organização do livro, já que sua dissertação do Mestrado é um dos resultados do Projeto Cátedras para o Desenvolvimento e esteve comigo desde o início dessa empreitada", ressalta Mônica.

A professora ainda pontua que o livro é oportuno no momento, já que grande parte das políticas públicas discutidas na obra foram implementadas nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Com a mudança brusca nas prioridades e na agenda política e econômica do Governo atual, torna-se relevante entender quais efeitos destas políticas possuem um potencial mais duradouro. Considerando que os problemas sociais que deram origem a estas políticas públicas ainda estão na ordem do dia, lançamos esta publicação com o propósito de entender o legado potencial das políticas sociais da primeira década do século XXI", destaca.

Saiba mais

O Projeto Cátedras Ipea/Capes para o Desenvolvimento, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como foco incentivar o debate sobre o pensamento econômico-social brasileiro, constituir redes de pesquisa e fortalecer o entendimento sobre o desenvolvimento. Também é sua intenção contribuir para a gestão de políticas públicas sólidas e consistentes, com o objetivo de fomentar a construção de uma visão estratégica para o processo de desenvolvimento brasileiro.

marcador(es): Palmas,Home,PPGDR