Página inicial > Últimas Notícias > Clube de Música do Câmpus da UFT em Tocantinópolis promove apresentação

Clube de Música do Câmpus da UFT em Tocantinópolis promove apresentação

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 16h40 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 22h54

Projeto de Extensão Clube de Música envolve estudantes do CEM Darci Marinho e do curso de Educação do Campo (Foto: José Jarbas Ruas/Divulgação)Projeto de Extensão Clube de Música envolve estudantes do CEM Darci Marinho e do curso de Educação do Campo (Foto: José Jarbas Ruas/Divulgação)Com a participação de 16 alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Darci Marinho integrantes do Clube de Música - projeto de extensão do curso de Educação do Campo do Câmpus da UFT em Tocantinópolis - ocorreu no último sábado (22), uma apresentação no auditório Vigilante Adão Ribeiro da Silva. A atividade faz parte da disciplina Metodologia do Ensino de Cordas Dedilhadas e tem entre seus intuitos a promoção da integração entre comunidade e Universidade.

Segundo o docente responsável, José Jarbas Ruas, a proposta da disciplina/projeto de extensão foi concebida na visão de curricularizar a extensão dentro das atividades do curso. O projeto surgiu de uma demanda levantada pela comunidade do CEM Darci Marinho para desenvolvimento de práticas musicais no laboratório de música implantado na unidade escolar. A UFT, por meio de Ruas, foi convidada a apresentar estratégias de formação musical para os alunos do colégio.

A disciplina Metodologia do Ensino de Cordas dedilhadas foi ofertada para os discentes da Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música para que pudessem ser formados tutores para acompanhamento do Clube de Música. A disciplina objetiva capacitar os participantes em práticas pedagógicas para o violão; apresentar diferentes metodologias de ensino para o instrumento e; aprimorar os conhecimentos técnicos, mecânicos, pedagógicos e musicais do violão.

Segundo o docente Ruas, a disciplina foi ofertada durante o mês de julho, nas atividades do Tempo Universidade, no semestre letivo de 2017/2 e as atividades no CEM foram iniciadas em agosto, após as férias escolares. O projeto continua até o final deste ano.

Confira imagens da apresentação do último sábado: