Página inicial > Últimas Notícias > Palestra e documentário encerram Seminário sobre Reforma Protestante
500 ANOS

Palestra e documentário encerram Seminário sobre Reforma Protestante

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 11h51 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 11h51

Teske proferiu palestra sobre uso das comunicações e tecnologias para propagação da Reforma Protestante (Foto: Samuel Lima/Dicom)Teske proferiu palestra sobre uso das comunicações e tecnologias para propagação da Reforma Protestante (Foto: Samuel Lima/Dicom)Palestra sobre o uso das tecnologias e comunicação na propagação da Reforma Protestante e um documentário sobre como a arte retratou o movimento foram as últimas atividades do Seminário Nacional Reforma Protestante que ocorre desde a última quarta-feira (18), no Câmpus da UFT em Palmas. A palestra foi conduzida pelo professor Wolfgang Teske, também organizador do evento.

Na noite de quinta-feira, ocorreu palestra sobre as mudanças paradigmáticas que a Reforma provocou na educação e os consequentes impactos na sociedade do século 21, e uma mesa redonda sobre a trajetória do protestantismo no Brasil, especialmente o protestantismo de viés luterano. A palestra foi ministrada pelo reitor da Ulbra, Adriano Chiarani; e a mesa-redonda contou com a participação, além do reitor Chiarani, do capelão do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Renato Hanich; da pastora Soliana Schneider, da igreja evangélica de Confissão Luterana; e do pastor Renato Abadio Romão, da igreja Presbiteriana do Brasil.

Comunicação e tecnologia
Teske, na palestra desta sexta-feira pela manhã, discorreu como Martinho Lutero se utilizou das ferramentas comunicacionais existentes na época para propagar as suas ideias - resumidas nas 95 teses que embasam a doutrina luterana. Falou ainda sobre a contribuição da criação da imprensa, por Gutemberg, para a efetiva propagação dos ensinos de Lutero e também pela divulgação de quadros (pinturas) de cenas bíblicas.

Seguiu-se a exibição de um documentário sobre como as artes plásticas - especialmente a pintura - e a música contribuíram para a propagação das ideias de liberdade para o pensamento crítico, enfatizadas por Lutero.

O Seminário Nacional Reforma Protestante foi realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), pelo curso de Jornalismo e pelo Núcleo de pesquisa e extensão Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural (CID), com apoio dos Correios, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e igrejas luterana e presbiteriana.

marcador(es): Palmas,Proex,Home,Jornalismo