Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de Trabalho debatem a construção do Plano de Cultura do Câmpus de Palmas
FÓRUM DE CULTURA

Grupos de Trabalho debatem a construção do Plano de Cultura do Câmpus de Palmas

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h47 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 09h17

Nesta quarta-feira (27), no período vespertino, as atividades do Fórum de Cultura da UFT foram comandadas pelos Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis pela discussão para nova proposta de construção do Plano de Cultura da instituição, que será criado por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex). Os GTs de Cultura participantes foram: Artes Visuais, Arte literária e/ou escrita criativa, Cultura Popular e Tocantinense (indígena e quilombola), Dança, Música e Teatro.

Professores e acadêmicos discutem as demandas apresentadas pelos GTs (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)Professores e acadêmicos discutem as demandas apresentadas pelos GTs (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)

O organizador dos GTs e diretor em exercício, Marcelo Leineker, diz que a organização conta com a Direção do Câmpus e professores de Teatro e Filosofia. Além disso, Leineker também esclarece a finalidade das discussões dos GTs. "Cada Grupo de Trabalho discute uma temática específica. A ideia é que consigamos levantar as demandas necessárias para que possamos fomentar o Plano de Trabalho que constituirá o Plano de Cultura do câmpus de Palmas e que, por sua vez, constituirá o Plano de Cultura da UFT".

Depois do momento de discussão de cada GT, houve uma discussão geral sobre o resultado das demandas organizadas. Dentre elas, foram sugeridas demandas para assessoria de imprensa aos conteúdos dos cursos, sala de espetáculo adequada aos padrões profissionais, valorização do histórico e ampliação do público para a Mostra Semestral do Curso de Artes da UFT (Mosca), salas de oficinas adequadas aos padrões profissionais e melhor infraestrura geral para os cursos (salas, computadores e ônibus para ações a serem executadas em outros locais).

Dentre os GTs discutidos, o GT de Música e Dança foram dois dos quais traçaram regras. O GT de Música lembrou que apesar de não existir um curso de graduação de música na Universidade, há ações de extensão, como o Coral da UFT, o quarteto de saxofone e a oficina de apresentação musical. Ao todo, são 94 pessoas dentro do câmpus de Palmas que desenvolvem atividades musicais. Por isso, houve a definição da criação de um Curso de Música e um critério para utilização da sala de música.

Já o GT de Dança definiu um espaço físico especificamente para a dança, gerando grupos de pesquisa que queiram fazer apresentações; um Curso de Extensão, podendo fazer um levantamento de qual dança as pessoas gostariam de aprender; e um Curso de Licenciatura em Dança.

Pela manhã, houve a palestra de abertura sobre "Gestão Cultural nas universidades: desafios e possibilidade", ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann. A professora também esteve presente na discussão das demandas dos Grupos de Trabalho e colaborou com suas ideias aos professores e estudantes presentes. Relembrando sua palestra, disse que "nosso público é a sociedade" e, por isso, deve-se pensar na demanda real da cidade, devendo ter-se primeiramente um estudo na área para a possível criação de um Curso de Música.

Saiba mais
Gestão de Cultura nas universidades é tema da palestra de abertura do último Fórum de Cultura da UFT